Política

Governador de SC é absolvido de 1º pedido de impeachment

Carlos Moisés da Silva (PSL) estava afastado do cargo desde 27 de outubro

Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, estava afastado há um mês
Foto:Julio Cavaleiro/Secom
Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, estava afastado há um mês Foto:Julio Cavaleiro/Secom

O Tribunal Especial de Julgamento decidiu, por 6 votos a 3, com uma abstenção, absolver o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL) do primeiro pedido de impeachment contra o gestor, nesta sexta-feira (27), no plenáro da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), em Florianópolis (SC).

Moisés estava afastado do cargo há um mês, e agora retornará imediatamente ao cargo no governo do Estado catarinense.

O primeiro pedido de impeachment ao governador ocorreu devido a uma acusação de crime de responsabilidade. Carlos Moisés e sua vice, Daniela Reinehr, também são alvo de um processo de impeachment – ainda não julgado – pela compra de respiradores logo no início da pandemia do novo coronavírus.

Acusação e afastamento

Acusado de crime de responsabilidade, Moisés foi afastado do cargo por 180 dias, a contar a partir de 27 de outubro último, três dias após a data da decisão. No Tribunal Especial, a decisão pelo afastamento se deu por 6 votos a 4.

O julgamento da vice-governadora, também acusada no mesmo caso, terminou em 5 a 5. O desempate coube, portanto, ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ricardo Roesler, que rejeitou o afastamento da vice, que assumiu o cargo de governadora do Estado interinamente.