Política

Cascavelenses unidos

Cascavelenses unidos

Os três deputados estaduais cascavelenses, Márcio Pacheco, Batatinha e Gugu Bueno se reuniram com o Chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega, para reivindicar a construção de uma nova sede para o IML de Cascavel. Segundo os parlamentares, a Casa Civil acenou positivamente para a elaboração de um projeto que deverá receber investimento na cada dos R$ 10 milhões.

 

Candidato excluído

A Comissão Organizadora do processo eleitoral do Conselho Tutelar excluiu a candidatura de um ex-conselheiro de Cascavel que já havia sido destituído do cargo após denúncias de suposta agressão aos próprios filhos e tentava novamente concorrer ao cargo. A exclusão do candidato está publicada em diário oficial.

 

Presidente BC

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, estará em Curitiba nesta sexta-feira (11) para participar do Fórum de Gestão Empresarial organizado pela Faciap, entidade que representa 296 associações comerciais no Estado, envolvendo um universo de mais de 70 mil empresas. Campos Neto falará sobre o Cenário Econômico e a Agenda BC.

 

Objetivo

O Fórum de Gestão Empresarial tem como objetivo promover diálogos com os líderes do Sistema Financeiro Nacional, buscando facilitar o acesso ao crédito para as empresas paranaenses e reduzir os custos envolvidos. Além disso, o evento visa conscientizar os empresários sobre a importância do uso adequado das informações dos bureaus de crédito.

 

Desembargadores TJPR

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná promoveu dois magistrados ao cargo de desembargadores.  O juiz de direito substituto em segundo grau Sergio Luiz Kreuz foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento. Já a juíza Cristiane Tereza Willy Ferrari, da Vara de Família e Sucessões de Londrina, foi promovida pelo critério de antiguidade.

 

Reconvocação

A CPIM que investiga os atos de 8 de janeiro discute a reconvocação do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante a sessão de ontem (8), foi ventilada a possibilidade da reconvocação de Cid diante das denúncias vazadas à imprensa de que ele teria feito, em 11 dias, R$ 60 mil em depósitos na conta da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro.

 

Tratado de Itaipu

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai debater a renovação do contrato firmado há 50 anos entre o Brasil e o Paraguai para a exploração da usina hidrelétrica de Itaipu. Os parlamentares querem discutir a composição da tarifa aplicada à energia elétrica comercializada pela usina hidrelétrica de Itaipu.

 

Convidados

A audiência pública ainda não tem data marcada, mas os requerimentos para os convidados já foram aprovados. Deverão comparecer ao debate: Sandoval de Araújo Feitosa Neto, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia e Jorge Oliveira, ministro do Tribunal de Contas da União.

 

Saúde mental

A Assembleia Legislativa do Paraná lança hoje (9), às 14h, a Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental. Sob a coordenação da deputada Ana Júlia, o objetivo é debater temas como ansiedade, depressão e outros transtornos que acometem a sociedade, considerando as violências psicológicas que ocorrem nas escolas, no trabalho e nos lares paranaenses.  Além da deputada Ana Júlia, compõem a Frente Parlamentar Arilson Chiorato, Dr. Antenor, Evandro Araújo, Flávia Francischini, Goura, Hussein Bakri , Mabel Canto), Márcia Huçulak, Marli Paulino, Requião Filho, Ney Leprevost, Paulo Gomes, Professor Lemos e Tercílio Turini.