Foz do Iguaçu - No começo da tarde desta terça-feira (5), durante fiscalização de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, servidores da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu abordaram um veículo com placas brasileiras, conduzido por um cidadão brasileiro.
Durante a inspeção, foi identificado um fundo falso no assoalho da caçamba da caminhonete, onde estavam ocultos cerca de 200 smartphones e 40 gravadores de voz portáteis, mercadorias sem comprovação de regular importação. A estimativa do valor apreendido é de aproximadamente R$270 mil.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos cabíveis. O veículo e as mercadorias foram encaminhados para o pátio e depósito da Alfândega da Receita Federal.
A entrada de mercadorias de forma irregular em território nacional, sem a devida declaração de importação e pagamento de impostos, configura o crime de descaminho. A Receita Federal age no controle da entrada e saída de cargas do Brasil, defendendo a sociedade brasileira, combatendo os crimes transfronteiriços e fortalecendo o comércio exterior lícito.
Fonte: Receita Federal de Foz do Iguaçu