A Operação Natal seguirá até o final do mês de dezembro, com ações planejadas e monitoradas diariamente para garantir a eficácia do policiamento. Durante este período será reforçado todo efetivo operacional e administrativo, que atuará de maneira integrada para ampliar a presença policial em áreas de grande circulação, como centros comerciais e ruas com intenso fluxo de pedestres.
De acordo com a PMPR, será realizada uma intensificação no policiamento a pé formado por duplas e módulos móveis de apoio e mais ações para empregar equipes motorizadas, montadas e o apoio do Grupamento de Operações Aéreas, que fará patrulhamento nos principais pontos de aglomeração.
Segurança
A iniciativa visa, além de coibir o crime, de aumentar a sensação de segurança e aproximar a polícia da comunidade, fortalecendo os laços de confiança entre a corporação e a população.
Para o subcomandante-geral da corporação, coronel Paulo Henrique Semmer, a operação vai prevenir crimes como furtos e roubos e garantir um ambiente seguro para a população, já que “o período natalino atrai um grande número de pessoas para as áreas comerciais, e isso exige uma presença ainda mais intensa da Polícia Militar”.
“Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade para que consumidores e comerciantes possam aproveitar as festas com segurança. A Operação Natal reflete o nosso compromisso com a proteção da sociedade paranaense e reforça a confiança na atuação da Segurança Pública“, complementou Semmer.
Cascavel
O lançamento oficial da operação ocorreu na parte da manhã em Curitiba e no começo da tarde em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel. Em seguida, as viaturas saíram em comboio pela cidade para os locais estratégicos. Na semana passada, o policiamento já havia sido reforçado por meio da “Operação Saturação” após um morador de rua ter sido esfaqueado e morrido bem no centro da cidade.
A quantidade de moradores de ruas na cidade, espalhados por diversos pontos, vem preocupando as autoridades de segurança que juntamente com a Guarda Municipal vêm atuando em várias frentes buscando melhorar a sensação de segurança dos moradores, visto que a cidade tem pelo menos 500 pessoas vivendo em situação de rua.