Policial

Paralisação da Polícia Civil se estenderá até a manhã da próxima segunda-feira (3)

Paralisação da Polícia Civil se estenderá até a manhã da próxima segunda-feira (3)

Os serviços públicos da Polícia Civil não estão funcionando nesta sexta-feira (30) em Cascavel e no Paraná. A retomada do atendimento deverá ocorrer somente na tarde da próxima segunda-feira, dia 3.

Os servidores fizeram uma paralisação por conta de desencontros com o Governo do Estado em relação ao Projeto de Reestruturação das carreiras da Polícia Civil.

A Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná) e o Sidepol (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná) emitiram um comunicado sobre a situação, veja abaixo:

A ADEPOL-PR e o SIDEPOL-PR vêm a público, se manifestar sobre as inverdades que estão sendo divulgadas sobre o Projeto de Reestruturação das carreiras da Polícia Civil.

O Governo do Estado do Paraná, no ano de 2022, formou uma comissão para início dos trabalhos para reestruturação das carreiras da Polícia Civil.

No início das rodadas de negociações, o Governo do Estado informou que, naquele momento, não seria possível o atendimento de todas as carreiras da Polícia Civil, por questões relacionadas ao impacto orçamentário-financeiro.

Optou-se então por conceder um reajuste médio de 17% na carreira de Investigadores, Escrivães e Papiloscopistas, além de implementação do auxílio alimentação, concedendo-se aos Delegados de Polícia o percentual médio de 4%, através da Lei Estadual nº 20.996/2022.

Retomadas as negociações no novo encaminhado à Assembleia Legislativa, buscou-se a correção dos índices equalizando a distorção criada em 2022.

A verdade é que entre 2021 e 2023, a média percentual de reajuste acumulado dos Investigadores e demais Carreiras da Polícia Civil é de 29% e de 21% para os Delegados de Polícia e, entre os anos de 2021 e 2026, considerando a proposta do atual Projeto, os Policiais de Base receberiam um reajuste acumulado de 58%, enquanto os Delegados receberiam 51%, sendo incompreensível as inverdades que vem sendo propagadas.

As Entidades representativas dos Delegados de Polícia reiteram ainda o compromisso com a categoria, que nos anos anteriores acabou sendo prejudicada para atendimento das demandas salariais dos policiais de base, que foram atendidos de forma diferenciada, de modo que o atual Projeto apenas corrige distorções que foram criadas.

Além disso, é necessário repudiar injustos ataques à carreira dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná. Cabe esclarecer, ainda, que no início das propostas de Reestruturação foi solicitado pelos Sindicatos da base da Polícia Civil, que se buscasse uma valorização dos policiais que estivessem “do meio para o final carreira”, considerando que no ano de 2022 os mais beneficiados foram os policiais recém ingressos na Instituição, que tiveram reajuste de 28%.

Apesar da paralisação, situações emergenciais estão sendo realizadas normalmente, bem como o registro de boletim de ocorrência. Os demais serviços da Polícia Civil podem ser encontrados no site: https://www.policiacivil.pr.gov.br/Servicos.