Na madrugada desta sexta-feira (12), mais uma apreensão foi realizada por equipes da operação integrada “Hórus”, entre Polícia Federal, Cobra/ BPFron e Força Nacional com apoio do Exército Brasileiro e Seopi (Secretaria de Operações Integradas/MJSP).
Policiais realizavam patrulhamento embarcado de rotina no Rio Paraná e perceberam movimentação suspeita de embarcações tentando cruzar o bloqueio da Base Permanente Caronte (Chalana), instalada acima da Ponte Ayrton Senna.
Ao longo da noite foram realizadas várias perseguições e na tentativa de fuga da abordagem os criminosos jogaram diversas caixas de cigarros na água, buscando colocar em risco a navegação das embarcações policiais e facilitar sua fuga ao Paraguai. Os policiais realizaram acompanhamento tático embarcado e conseguiram obter êxito na abordagem de uma embarcação criminosas, enquanto que o restante dos fugitivos retornou ao país vizinho.
O piloteiro criminoso jogou a embarcação na ribeirinha e conseguiu fugir, não sendo localizado.
No local foi apreendida embarcação de fibra equipada com motor Yamaha 200hp e aproximadamente 100 caixas de cigarros – prejuízo aos contrabandistas avaliado em aproximadamente R$ 300 mil.
Os materiais apreendidos foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.
O mudança de nome da Operação Integrada para Hórus, que significa “o Deus dos céus, dos Vivos e da Guerra”, seria um marco em virtude da intensificação das atividades de fiscalização e também para marcar a integração de outras forças de segurança a esse novo momento estratégico das atividades repressivas.