A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta quarta-feira (18) o primeiro caso positivo do novo coronavírus – covid-19. Trata-se de uma mulher de 33 anos que retornou de viagem da Europa no dia 08/03 já apresentando febre e outros sintomas respiratórios leves que iniciaram no dia 03/03 enquanto ainda estava em viagem.
Em virtude do seu quadro clínico e por ter vindo de área de risco, no dia 12/03 procurou informações junto à equipe da Vigilância Epidemiológica, por meio do Plantão coronavírus, e foi conduzida como caso suspeito, notificada e realizada a coleta de exame para diagnóstico da doença.
A paciente foi orientada quanto aos cuidados de prevenção e isolamento domiciliar por 14 dias. A paciente apresentou sintomas leves, permanece em casa e esta sendo monitorada diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica, assim como seus familiares.
O município tem atualmente 25 casos suspeitos da doença.
Confira o pronunciamento oficial do Secretário Municipal de Saúde, Nilton Bobato:
Nenhum caso de coronavírus foi confirmado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, uma nota de esclarecimento foi encaminhada para a imprensa, confira abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), por meio da Assessoria de Comunicação, mediante ao vídeo que irresponsavelmente, tem sido veiculado por meio de grupos de whatsapp esclarece que:
– a profissional em questão é instrumentadora terceirizada de um profissional do Corpo Clínico, portanto, não é colaboradora do Hospital Municipal Padre Germani Lauck
– a direção irá tomar todas as medidas cabíveis quanto a veiculação desse vídeo nos mais diversos grupos e imprensa.
– um outro áudio, de um profissional da saúde , também está sendo circulado, afirmando a existência de paciente confirmado com coronavírus .
Notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais ou grupos de whatsapp podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus.
Cabe a cada um de nós e especialmente dos profissionais da Saúde , exercer a própria responsabilidade de não propagar noticia sem fonte oficial e, no caso dos boatos, de não piorar ainda mais uma situação que por si só já é crítica, o que nesse caso não aconteceu .
Reforço mais uma vez, a transparência dessa gestão, a qual não se exime de todos os esclarecimentos e informações e que não existe caso confirmado no Hospital Municipal.
Conto com a colaboração de cada um de vocês.
Respeitosamente
Lúcia Tavanti
Assessoria de Comunicação/HMPGL