Opinião

Como será??

Por Osires Junior Nadal

Como será??

A sensação é de que 2020 só está começando, né? E para o mundo do esporte, especialmente o futebol, só vai terminar em fevereiro. Mas já é hora de começar a falar em como vai ser 2021.

No futebol, a CBF anunciou esta semana o calendário prevendo que nada de anormal vai acontecer, e tomara que seja assim.

A boa notícia é que o Campeonato Paranaense e os estaduais em geral terão a mesma quantidade de datas deste ano, 16. O início ocorre logo após o término dos Brasileiros, em 28 de fevereiro, e com mais nada no calendário para competir. Ou seja, os times do Estadual devem ter uma boa comercialização para as transmissões se houver interessados.

Particularmente, fico muito feliz com essa informação. Sou entusiasta do futebol dos estaduais. Eles fomentam pequenas rivalidades, dão a oportunidade ao torcedor de ir ao estádio na sua cidade, mesmo que não tenha tanta identidade com o time. Também tem a movimentação da economia com pipoqueiro, amendoim, bebidas no estádio, imprensa, venda de camisas, uber, táxi, jornalistas, hotéis, restaurantes, enfim, uma grande rede que um evento esportivo mexe e que nem sempre se consegue medir o tamanho dos benefícios.

Por mim, os estaduais teriam 25 datas.

Voltemos ao calendário.

Como na prática os jogadores já tiraram as férias que teriam no fim do ano, assim que os estaduais terminarem, lá pelo dia 25 de maio, já teremos a abertura da temporada nacional com as quatro divisões.

As duas principais – A e B – terão 38 datas. Séries C e D terão 26 datas.

Em meio a tudo isso teremos Olimpíada, Copa América, Eliminatórias. Será uma maratona para alguns jogadores.

Férias? Só em 5 de dezembro.

Que venha 2021, se é que 2020 vai acabar.

Acesso

Por falar em futebol estadual… a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense terá seu arbitral na próxima segunda-feira. Será on-line. A tendência é de que a fórmula de disputa seja alterada no sistema de mata-mata da segunda fase. Ontem, surgiram boatos de que uma das equipes pode desistir da competição que vai indicar dois times para a elite do ano que vem em lugar de PSTC e União Beltrão que foram rebaixados.

Game

Para quem ainda não entendeu a força dos games ou dos jogos eletrônicos, o estádio do Corinthians vai sediar a final de um torneio de Free-Fire e a previsão é de casa lotada como em dia de jogo. A competição seria realizada neste fim de semana, mas o clima na capital paulista não colaborou e foi transferida para a próxima semana. Para constar: o Corinthians tem o time campeão mundial de Free-Fire.

Meninas

Enquanto você está de olho em PSG x Bayern, a Uefa já está com as quartas de final da Champions Feminina. Hoje, dois jogos definem as semifinalistas – Lyon x Bayern de Munique e do outro lado Arsenal e PSG. O torneio segue os mesmos moldes do masculino e terá a final no próximo dia 30, sendo disputado nas cidades espanholas de Bilbao e San Sebastian.

Duvido

Fala sério. Você nunca chegou a pensar que o Vasco seria o líder do Campeonato Brasileiro, né? Para muitos, é mais uma das estranhezas de 2020. A verdade é que o ex-meia Ramon vai dando o tom para o time que segue com 100% de aproveitamento no campeonato, e com um bom saldo de gols. Neste domingo, a parada é em São Januário, e contra o Grêmio. Tendência de um boom jogo para fechar a rodada.

Luto

O mundo do futsal de Cascavel ficou de luto na manhã de sexta-feira com a notícia do falecimento do esportista Almir Martinez. Entre os muitos envolvimentos que ele teve no esporte, Almir foi o fundador da Liga de Futsal de Cascavel. Muitos esportistas se solidarizaram com a família pelas redes sociais. O sepultamento também aconteceu ontem.