São Paulo – Única competição nacional que ainda não tem seu campeão de 2015 definido, a Copa do Brasil define seu vencedor nesta quarta-feira (2). Palmeiras e Santos disputam o segundo jogo da decisão a partir das 22h, no Allianz Parque.
Além do último título do ano, Verdão e Peixe duelam por uma vaga na Libertadores da América 2016. Quem for derrotado nesta quarta-feira, além de perder o título, terá desperdiçado duas chances ao mesmo tempo de chegar à competição continental, pois abriram mão da vaga que poderia ser alcançada pelo Brasileirão.
Desde setembro o Palmeiras vinha perambulando entre a quarta e sexta colocação da Série A, mas no final de outubro acabou resolvendo focar apenas no torneio mata-mata. Entre as duas partidas da semifinal com o Fluminense, o técnico Marcelo Oliveira já falava em poupar jogadores.
O Santos foi outro que descartou o G-4 do Brasileirão quando estava justamente nele. Definida a vaga na final da Copa do Brasil, o Peixe ainda se manteve entre os quatro melhores da tabela por mais duas rodadas, mas após empatar com o Flamengo em casa, desistiu da briga.
Hoje o Peixe tem o direito de jogar pelo empate já que venceu a primeira partida por 1 a 0, na Vila Belmiro. Já o Verdão precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com a taça – o gol marcado fora de casa não é critério de desempate na final.