Esportes

Iniesta não ter uma Bola de Ouro é injustiça, diz técnico da Espanha

201605222016253000_AP.jpgLíder da seleção espanhola, Andrés Iniesta conta com admiração irrestrita do técnico Vicente Del Bosque. O treinador da Roja não se cansa de elogiá-lo. Em entrevista concedida para falar da pré-lista para a Eurocopa, que será disputada na França, o comandante espanhol rasgou elogios ao meia e lamentou que ele provavelmente vá se aposentar sem uma Bola de Ouro, prêmio dado pela Fifa ao melhor jogador do mundo a cada ano.

? Seria injusto que Iniesta acabasse sua carreira sem uma Bola de Ouro em seu enorme currículo. Mas ele bate de frente com outros dois jogadores extraordinários como Messi e Cristiano Ronaldo ? disse Del Bosque à rádio espanhola COPE.

Ao 32 anos, Iniesta segue como líder da seleção espanhola. Ele está entre 25 pré-selecionados para a Eurocopa. Vencedor e ainda em grande fase, ele está longe das listas sobre quem serão os dois cortados antes da lista final. Del Bosque procura se esquivar do assunto.

? Ainda não decidi (os dois) ? despistou.

Outro veterano que segue em alta com o treinador é Iker Casillas. Aos 35 anos e questionado pela torcida espanhola, o goleiro ainda conta com a confiança de Del Bosque.

? Iker está jogando no Porto em alto nível. Fez uma temporada decente. Não vai à seleção pelo que fez, mas pelo que está fazendo. São 160 partidas (pela seleção), e isso pesa a seu favor ? disse Del Bosque, que não deu pistas sobre quem será o titular debaixo das traves (De Gea briga pela posição com ele):

? Não tenho que pensar agora em quem será o goleiro titular na França. Tenho que vê-los e tomar a melhor decisão. Não sei o que vamos fazer. Rodízio? O mais importante é que beneficie a equipe, e isso inclui todos.

As ausências da pré-lista também chamaram a atenção dos espanhóis. O técnico não deixou de comentá-las.

? Trouxemos Morata e Aduriz, já que os dois fizeram uma boa temporada. Tenho muita confiança no Morata, e os números do Aduriz são incontestáveis ? afirmou o técnico, que deixou Diego Costa e Fernando Torres de fora:

? Diego Costa não fez uma má campanha, Fernando Torres foi bem no fim, e Alcácer (atacante do Valencia) é um conhecido goleador. Mas não podia trazer três atacantes. Todos os descartes são dolorosos. Eu nunca disse que o Torres deixara de pertencer à seleção. E muito menos diria isso de um jogador que desde 2008 nos ajudou a ser campeões da Europa e do mundo. Não tenho nenhum preconceito contra ninguém.

A Espanha está no Grupo D da Eurocopa, ao lado de Croácia, República Tcheca e Turquia. A estreia será no dia 13, contra os tchecos, em Toulose.