É HOJE!!!

Fantasma x Dogão: Interior na decisão do Paranaense de 2025

Confira os detalhes da 111ª edição do Campeonato Paranaense de Futebol e a alegria dos torcedores do interior - Foto: Fernando Teramatsu/AGIF
Confira os detalhes da 111ª edição do Campeonato Paranaense de Futebol e a alegria dos torcedores do interior - Foto: Fernando Teramatsu/AGIF

Paraná e Ponta Grossa - Como diria Galvão Bueno: “Bem amigos, terminou!”. Hoje (29) chega ao fim mais um Campeonato Paranaense de Futebol; a 111ª edição da competição que é disputada desde 1915.


E por falar em futebol, não podemos deixar de citar os “torcedores” onde temos os discretos e os “mais clubistas” – “não existe nenhum time melhor que o meu” – que arriscam palpite no time do coração antes de a competição começar.


Para alegria do interior e tristeza da capital, neste ano a tradição de ter um dos grandes (Coxa ou Furacão) na fina, como de costume, a força do interior chegou em dose dupla. Vale lembrar que 97 edições do Paranaense o título ficou em Curitiba.


Porém, hoje, o título vai para a “Cidade Canção”, Maringá, ou a “Capital dos Campos Gerais”, Ponta Grossa. Operário Ferroviário e Maringá FC, entram em campo às 16h, para o grande e último duelo, em Ponta Grossa. Estão, então será a 15° vez que equipes que não são da Capital decidem o estadual.


Atualmente os clubes já se enfrentaram 13 vezes, empatando oito partidas, com três vitórias para o Operário e duas para o Maringá. O Operário foi fundado em 1912, sendo campeão uma vez, em 2015, quando derrotou o Coritiba. Enquanto o Maringá, fundado em 2010, joga pelo sonho do primeiro título paranaense.

Jogo de ida


No jogo de ida ficou tudo igual no placar final no Estádio Willie Davids: Maringá 2×2 Operário. Em caso de novo empate, a taça vai ser decidida nos pênaltis, já que o gol marcado como visitante não serve como critério de desempate.


O Fantasma terá vantagem da “casa cheia”. O Estádio Germano Krüger tem capacidade para 10.842 torcedores e todos os ingressos foram esgotados, garantindo a festa nas arquibancadas.

Caminho para final


Para chegar à grande decisão, o Maringá passou pelo Athletico. Jogo de ida: Maringá 1×1 Athletico; jogo de volta: Athletico 0x3 Maringá. Enquanto o Operário deixou pelo caminho o Londrina, vencendo o Tubarão por 4×1 nos pênaltis. Jogo de ida: Operário 0x1 Londrina: jogo de volta: Londrina 1×2 Operário.

Artilharia do Paranaense
Jogador
Gols

Iago Telles (Londrina)
8

Matheus Moraes (Maringá)
7

Dellatorre (Coritiba)
6

Pablo (Londrina)
5

Boschilia (Operário)
5

Luiz Fernando (Athletico)
5

Prováveis escalações


Operário: Elias, Diogo Matheus, Allan, Joseph e Gabriel Feliciano, Jacy e Neto Paraíba, Allano, Boschillia, Rodrigo Rodrigues e Vinicius Mingotti.


Técnico: Bruno Pivetti

Maringá: Dheimison, Raphinha (Cristovam), Ronald, Tito e Max Miller (Vilar), Buga e Rodrigo, Matheus Moares, Léo Ceará e Edison Negueba e Maranhão.


Técnico: Jorge Castilho

Arbitragem


Árbitro : José Mendonça da Silva Junior
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos
Assistente 2: Andre Luiz de Freitas
Quarto árbitro: Murilo Ugolini Klein
Var: Rodolpho Toski Marques


Transmissão


O duelo será transmitido na TV aberta pela (Record) e no Yotube pelo NSports.