Esportes

China vai abrir academia de jogadores inspirada no Barcelona

Em seu ambicioso plano de tornar-se uma potência do futebol mundial, a China tenta se inspirar nos melhores. O jornal ?China Daily? divulgou que o país abrirá uma academia de jogadores nos moldes de La Masia, o famoso celeiro de jogadores do Barcelona, de onde saíram nomes como Piqué, Iniesta e Messi.

O centro de treinamento para jovens jogadores será construído em Hainan, uma ilha ao sul do país, ao custo de 8,5 milhões de euros. Trata-se de uma parceria entre o Barcelona e o governo chinês, cujo presidente Xi Jinping prometeu criar cerca de 50 mil academias de futebol no país até 2050.

A ideia é que a academia de Hainan receba mil jovens entre 6 e 18 anos, que seriam treinados até por figuras renomadas do futebol. Ronaldinho Gaúcho, que recentemente tornou-se embaixador do Barcelona, pode ser um dos professores da academia de Hainan, segundo o jornal ?The Guardian?. A ideia é vista com entusiasmo pelo presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu.

? Cada vez mais jogadores europeus estão jogando na Superliga Chinesa, mas é desenvolvendo o treinamento de jovens que poderemos ver talentos chineses jogando no campeonato nacional ou em ligas da Europa. Tenho certeza que veremos um jovem formado na nossa academia de Hainan jogando pelo Barcelona no futuro ? disse Bartomeu à revista chinesa Caixin, em declarações reproduzidas pelo ?Guardian?.