
Brasil - A edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Futebol começa hoje e, mais do que nunca, estará marcada pela intensa participação das casas de apostas como principais patrocinadoras, seja dos clubes, seja do próprio campeonato. Além disso, será ainda mais comum ver as marcas em todos os espaços publicitários ao redor do campo. Todos os times da Série A são patrocinados por bets, com a marca sendo o patrocinador máster em 90% deles.
Apenas Mirassol e Bragantino não estampam no centro da camisa alguma empresa do setor, mas eles estão ligados casas de apostas como patrocinadoras. Quatro bets têm contrato de patrocínio master com dois clubes cada. A Alfa trabalha com os rivais Grêmio e Internacional, a Betfair é estampada por Cruzeiro e Vasco, a Esportes da Sorte está no Ceará e no Corinthians, e a Superbet aparece nas camisas de Fluminense e São Paulo.
“Estudos conduzidos por consultorias especializadas atestam que o Brasil já ocupa a posição de terceiro maior mercado global de apostas esportivas. Em termos de maturidade e tamanho de mercado, países europeus ainda lideram, embora o Brasil esteja em rápida expansão. A tendência é de um avanço expressivo nos próximos anos”, comentou Leonardo Henrique Roscoe Bessa, sócio do Betlaw, escritório dedicado ao mercado de apostas.
O Flamengo é o que recebe a maior quantia: R$ 115 milhões por ano, da PixBet. Vale mencionar que vários clubes quebraram recorde de patrocínio master com acordos recentes. Casos de Atlético Mineiro com a H@Bet (mínimo de R$ 60 milhões anuais), de do Botafogo com a Vbet (R$55 milhões) por exemplo.