O brasileiro Lucas Moraes foi um dos principais protagonistas da terça-feira (7), durante a terceira etapa do Rali Dakar, disputada entre as regiões de Bishá e Al Henakiyah, nos desertos da Arábia Saudita. Parceiro do navegador espanhol Armand Monleón no Toyota GR DKR Hilux da equipe TGR, Moraes perdeu a ponta faltando cerca de 100km dos 397 cronometrados do dia, quando os freios traseiros pararam de funcionar.
Depois disso, foi ainda prejudicado por um pneu furado a 30km da chegada, que obrigou a dupla a realizar uma parada para fazer a substituição. Mesmo assim, o duo terminou na nona colocação na especial desta terça-feira e, com isso, subiu da oitava para a quinta posição na classificação geral da prova. Moraes e Monleón disputam a categoria Ultimate, a principal da competição, que tem neste momento a liderança da dupla sul-africana Henk Lategan/Brett Cummings na classificação geral.
O piloto sul-africano Saood Variawa e o francês François Cazalet, a bordo de um Toyota da equipe TGR, venceram a especial. Aos 19 anos de idade, Saood é o mais jovem vencedor de etapa na história da categoria Ultimate. Mesmo encurtada em 169 km pela organização devido às tempestades que assolam a região nesta fase do ano, a especial (trecho cronometrado) desta terça-feira foi exigente, em particular pelo piso rochoso que predominou em longos trechos. E o desafio se mostrou complicado logo de início: já no quilômetro 12, o Dacia SandRider do multicampeão de rally de velocidade Sébastien Loeb (França) e de seu navegador, Fabian Lurquin (Bélgica), capotou ao passar sobre uma depressão, fazendo dois giros até parar sobre as quatro rodas.
O acidente atrasou em vários minutos o piloto francês, um dos principais favoritos, que mais tarde parou para conserto novamente devido à quebra da barra de direção – provavelmente em função da violência da capotagem. Ontem, um acidente similar tirou da corrida o Ford Raptor dos atuais campeões, os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz.
Lucas líder
Apesar dos problemas que enfrentou, Lucas Moraes ficou satisfeito com o desempenho nesta terça-feira. “Essa especial começou muito boa pra gente. Sabíamos que estávamos indo num ritmo bom porque passamos alguns carros bem no início e a gente sabia que devia estar vindo bem. Só após a chegada é que a gente viu que estava liderando.”, disse Lucas Moraes.
“Começamos a perder os freios faltando 100km pra acabar. A partir disso, viemos meio que na estratégia de “sobreviver”, de só levar o carro até o final. Mas mesmo assim tivemos um pneu furado, faltando uns 30km da chegada. No fim das contas, o mais importante é que estamos em quinto na geral, só 18 minutos, eu acho, atrás do líder. Então, está tudo embolado, realmente uma disputa bem interessante. Amanhã começa a maratona, quem tem duas etapas, nesta quarta e na quinta-feira. Estamos numa ótima posição pra largar nesse tipo de especial. Vamos com tudo!”, completou.
Classificação geral após três etapas
1º) Henk Lategan (África do Sul)/Brett Cummings (África do Sul), Toyota GR DKR Hilux, 19h04m53
2º) Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger (França), Dacia SandRider, a 7m17s
3º) Mattias Ekström (Suécia)/Emil Bergvist (Suécia), Ford Raptor, a 9m34s
4º) Yazeed Al Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), Toyota Overdrive, a 11m45s
5º) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 19m40s
6º) Toby Price (Austrália)/Sam Sunderland (Inglaterra), Toyota Overdrive, a 20m17s
26º) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 2h49m22s
34º) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century CR7, a 4h49m54s