Cascavel – A Seed (Secretaria de Estado da Educação) do Paraná realiza , de ontem (8) até a sexta-feira (12), a “Semana D – Mobilização Pela Frequência Escolar”, ação que tem como objetivo engajar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da frequência às aulas na rede de ensino do Estado. Esta é a terceira edição da iniciativa que envolve alunos, professores, colaboradores, núcleos regionais, autoridades e membros da comunidade como fomentadores ativos da educação em todo o Paraná.
De acordo com a chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, Luciana Paulista, o assunto é muito importante e está sendo realizado em todos os 93 colégios dos 18 municípios que fazem parte da regional, com ações organizadas pela a própria comunidade escolar. “O tema é muito importante já que este é um problema bastante latente hoje nos colégios, principalmente devido a problemas de saúde que estão aumentando a quantidade de faltas”, disse Paulista.
Segundo a chefe do NRE, o problema maior é a frequência e não a evasão, já que os alunos frequentam, mas acabam faltando e isso “não caracteriza evasão escolar”. Por isso, a rede estadual está trabalhando com o tema “Lugar de Aluno é na Escola”, com a confecção de vídeos, cartazes dos próprios colegas, para eles se conscientizem e que o tema chegue à família que não só acompanhe a frequência, mas o desenvolvimento escolar.
Conforme Paulista, a ideia é que o assunto seja abordado com todos os 45 mil alunos da regional, sendo que 29 mil são de Cascavel. “Temos colégios que estão fazendo gincanas ou ações diferentes, mas o importante é que o tema será tratado dentro de todas instituições”, reforçou. Também foi encaminhado um material da Seed/PR reforçando que a assiduidade às aulas não garante apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal, profissional e técnico dos alunos.
Frequência
Desde que os dados da frequência escolar na rede estadual do Estado começaram a ser monitorados, em 2019, os índices de assiduidade às aulas têm aumentado. Em 2019, dos 897.252 alunos matriculados, 83,9% frequentaram as aulas com regularidade. Esse número aumentou para 91,6% em 2020, com um total de 1 milhão de alunos matriculados. Em 2021 e 2022, no período pós-pandêmico, as porcentagens de assiduidade permaneceram altas, alcançando 86,5% e 84,9%, respectivamente. Em 2023 o índice foi de 86,5% entre os 935.550 alunos matriculados.
Para o secretário estadual de Educação, Roni Miranda, no ano passado cerca de 87% dos alunos matriculados na rede participaram com regularidade das aulas. “O número foi três pontos percentuais maior quando comparado ao ano anterior e também é superior a 2019, quando os dados da frequência começaram a ser monitorados. O objetivo é otimizar ainda mais o comparecimento dos alunos à escola e, por isso, o esforço coletivo é tão importante”, afirmou.
“A consistência na participação das aulas ajuda os alunos a manterem o ritmo regular de estudos e acompanharem o progresso do currículo de forma contínua. Falhar em comparecer regularmente pode resultar em lacunas no entendimento do material e dificuldades no desenvolvimento acadêmico e profissional no futuro”, disse Miranda.
Pela internet
Além das atividades presenciais, até a próxima quinta-feira (11) estão sendo promovidas palestras ao vivo, pela internet, voltadas a professores, pedagogos, educadores e colaboradores das escolas, nas quais serão apresentadas noções referentes às boas práticas para a alta frequência em sala de aula. Os interessados em participar podem procurar as escolas da rede estadual de ensino ou os Núcleos Regionais de Educação para mais informações.