
? Oito anos atrás na crise finaneceira, o G-20 trabalhou com unidade e parceria, tirando o mundo do precipício e colocando no caminho da estabilidade e da recuperação. Hoje, oito anos depois, a economia global chegou de novo a uma encruzilhada crítica ? disse Xi.
Segundo o presidente chinês, embora as economias estejam se recuperando, o mundo ainda enfrenta múltiplos riscos, citando entre eles volatilidade nos mercados financeiros e o crescimento a passos lentos do comércio internacional. Ele também destacou a queda populacional como um problema com o qual os países precisam lidar.
? Espero que o G-20 possa atacar os sintomas e causas dos problemas globais e obtenha como resposta um crescimento global forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.
Xi ainda destacou a importância de se promover a abertura das economias globais e continuar indentificando a facilitação e a liberalização do comércio. Ele ressaltou a necessidade de reforçar a coordenação das políticas macroeconômicas e assinalou que os países devem fazer reformas mais amplas para atender as suas realidades nacionais.
? Temos que criar um novo caminho para o crescimento e criar um novo impulso.