Cotidiano

Vacinação: aposta está no Dia D

 

Com apenas 23% do público-alvo imunizado na primeira semana da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a Secretaria de Saúde de Cascavel se prepara para o Dia D de imunização, que será neste sábado (18), com atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde e da Família, das 8h às 17h.

Até a última sexta-feira (10), balanço mais recente da pasta, 3.780 crianças foram levadas às unidades de saúde do Município para receber as vacinas. Dessas, 1.814 foram imunizadas contra a poliomielite e outras 1.966 contra o sarampo. O número está abaixo da meta estipulada para a primeira semana, que previa a aplicação de 5 mil doses, e longe de atingir o total, que é de 16.513.

“Sabemos que boa parte deixa para a última hora, mas nossa preocupação é de que os pais ou os responsáveis deixem de levar as crianças até uma unidade de saúde, como tem ocorrido em todo o Brasil um movimento de pouco interesse pela vacina, o que coloca em risco a erradicação desses vírus que podem voltar a circular por aqui também”, alerta a coordenadora do Programa de Imunização, Cristina Carnaval.

A vacina deve ser aplicada em crianças de um ano e menores de cinco anos, inclusive aquelas que já receberam a dose anteriormente.

Em reforma e sem vacinação

Os únicos locais em que não haverá vacinação são nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Aclimação, Cancelli, Los Angeles, Tolentino e Neva e nas Unidades da Saúde da Família do Santo Onofre, Colméia e Morumbi, que estão em reforma.

A recomendação da Secretaria de Saúde de Cascavel é de que os moradores dessas regiões busquem atendimento na unidade mais próxima.