A semana começou com anúncios importantes para as Universidades do Paraná, incluindo a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou um pacote de investimentos no valor de R$ 212,1 milhões na área da ciência e tecnologia. Os recursos serão concedidos em sete programas, sendo o maior, no valor de R$ 150 milhões, destinado para melhoria da infraestrutura das sete universidades estaduais do Paraná.
A iniciativa contempla obras de construção, ampliação e reforma de prédios acadêmicos, laboratórios, bibliotecas e outras instalações universitárias, incluindo a conclusão de obras paralisadas. “Chegamos a este montante não foi por acaso, foi fruto de um trabalho construído, articulado com as nossas academias, com os nossos reitores, foi fruto de muita negociação, por vezes até de não entendimento daquilo que nós queríamos fazer, mas da boa vontade de todos. E se nós temos esse crescimento hoje de 7.8% também é fruto, muito do fruto, das nossas universidades, dos nossos mestres, dos nossos doutores, dos nossos professores, do nosso corpo técnico universitário, que consegue construir e colocar qualificação na mão de obra através dos nossos estudantes depois que se formam e colocam isso à disposição do mercado onde as nossas empresas, indústrias, acabam contratando essa mão de obra qualificada e automaticamente nos ajudando no desenvolvimento do nosso Estado e porque não do nosso país colaborando com o desenvolvimento do Brasil”, comemora o governador Ratinho.
Esses recursos chegam para as universidades do estado para corroborar e fortalecer ainda mais o trabalho de integração com a sociedade, como afirma o Secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona “O governo busca fortalecer as universidades estaduais com a finalidade de proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico e contribuir para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e, assim, alcançarmos patamares mais significativos de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior”.
Recursos para Unioeste
Desses recursos, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná recebeu cerca de 24 milhões de reais. A instituição vem investindo cada vez mais em infraestrutura para melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Segundo o reitor da Universidade, Alexandre Webber, os recursos são muito esperados e vêm junto de um planejamento para a instituição. “Há muito tempo elas esperavam um edital de infraestrutura que nos dá possibilidade de resolver grandes gargalos históricos como acessibilidade, prevenção de incêndio e mais que isso o volume de recursos é tão bom que é possível ampliar, avançar reformas de estrutura, salas de aula, laboratórios, tudo aquilo que é um sonho do gestor ter a constância de investimentos, os recursos já investidos no ano passado e agora com esses recursos a gente passa a ter uma estabilidade e dá uma condição de excelência para os nossos acadêmicos, para os nossos professores, para os nossos agentes universitários. Queria agradecer muito a sensibilidade do nosso governador Ratinho Junior e o grande trabalho do professor Aldo e toda a equipe da SETI que tem feito um trabalho diferenciado para as nossas universidades estaduais do Paraná”.
Fonte: Assessoria