RIO – As únicas imagens em filme de Marcel Proust teriam sido encontradas, segundo o professor e pesquisador Jean-Pierre Sirois-Trahan, da Universidade do Québec. As imagens de 1904, que foram encontradas por ele nos arquivos do Centre nacional do cinema, em Paris, mostrariam o escritor no casamento de uma amiga.
A descoberta de Sirois-Trahan foi revelada no último número da Revue d’études proustiennes, uma revista destinada aos estudos do célebre romancista. Produzido provavelmente para o arquivos familiar privado da família, o curto filme de 1 minuto já ganhou as redes sociais e está causando furor entre os admiradores de Proust, que se dividem sobre a veracidade da descoberta.
A suposta aparição de Proust se dá no 37º segundo, quando um homem sozinho, usando chapéu, desce as escadas da igreja onde acontece a cerimônia. Em seu artigo, Trahan admite que é difícil afirmar com certeza se é mesmo Proust, mas acredita que a silhueta e o perfil correspondem.
Outro fator importante é que se trata do casamento de Élaine Greffulhe, filha da condessa Greffulhe, amiga de Proust e principal modelo para Oriane de Guermantes, personagem de “Em busca do tempo perdido”.