Cascavel – A Central de videomonitoramento de Cascavel conta com 23 câmeras instaladas na cidade. Dessas, 18 estão em vias públicas e cinco foram instaladas em órgãos que pertencem ao patrimônio público como as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) onde já houve registros de casos de agressão contra funcionários.
Conforme a Secretaria de Administração, entre os equipamentos, seis permanecem inoperantes. Duas câmeras foram retiradas devido às obras do Calçadão e quatro estão em manutenção, afirma o secretário Alisson Ramos da Luz.
Em 2008, quando o projeto de instalação das câmeras foi definido, a previsão era que incluiria 40 câmeras em Cascavel. O número foi solicitado pela equipe da Polícia Militar. Após oito anos, ainda não houve investimentos suficientes para atender essa demanda.
Entretanto, para este ano a expectativa é que o sistema seja reforçado. Pretendemos instalar cinco novas câmeras de segurança ainda este ano, afirmou o secretário.
A central de videomonitoramento de Cascavel funciona na sede da Guarda Patrimonial. O trabalho de vigilância das câmeras por 24 horas é realizado por guardas da prefeitura em parceria com as polícias Militar e Civil.