Cotidiano

Projeção de safra recorde de grãos sobe para 38,5 milhões de toneladas

Segunda safra pode resultar em um volume de 11,2 milhões de toneladas

Curitiba – A proximidade do encerramento da colheita da segunda safra de milho elevou ainda mais a projeção de safra recorde de grãos para este ano no Paraná, para 38,5 milhões de toneladas.

A segunda safra de milho está com bom desempenho de produção, apesar do elevado índice de chuvas ocorrido na primeira quinzena de julho, e pode resultar em um volume recorde de 11,2 milhões de toneladas, que será 8% maior do que igual período do ano passado.

A informação consta do relatório do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, correspondente ao mês de agosto. Neste início de semana, cerca de 95% da área plantada com milho, que foi de 1,9 milhão de hectares, já está colhida, sendo que em setembro encerra o ciclo da cultura da safra 2014/15.

O resultado recorde da segunda safra de milho evidencia a consolidação do cultivo do grão no período de entressafra no Paraná. Os produtores paranaenses começaram a cultivar o milho safrinha no final da década de 90. Segundo o Deral, em 1998 havia um plantio de 772 mil hectares com a cultura. De lá para cá, o crescimento em área foi de 147%.

Junto com a área, a produtividade da segunda safra de milho também cresceu, graças à tecnologia que vem sendo incorporada pelos produtores desde o início. Ela avançou de uma média de 3.285 quilos por hectare, em 1998, para 5.840 quilos por hectare na safra 2015.

O avanço da colheita do milho, este ano, revelou o aumento da produtividade da cultura, que este ano cresceu 7%, passando de uma média estadual de 5.480 quilos por hectare no ano passado para 5.840 quilos por hectare, neste ano.

A região que mais produz milho da segunda safra no Paraná é a Oeste, de Cascavel a Toledo, correspondendo a 38% da produção estadual. As produtividades alcançadas estão acima da média estadual, com 6.500 quilos por hectare, em função do padrão tecnológico utilizado pelos produtores.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)