Cotidiano

Procon-PR lança campanha de alerta sobre golpes virtuais

Procon-PR lança campanha de alerta sobre golpes virtuais

O Governo do Estado lança nesta quarta-feira, 15 de Março, Dia Internacional do Consumidor, a campanha #desligueotelefone, do Procon-PR (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná). O objetivo é alertar sobre golpes praticados em ambiente virtual. Iniciativa da secretaria estadual da Justiça e Cidadania, à qual o Procon-PR é vinculado, a campanha orienta o consumidor para que desligue o telefone sempre que receber ligações de alguém se passando por gerente ou funcionário de banco. Assim, evita cair no golpe e informar dados sensíveis, como número de contas ou senhas, acarretando prejuízos.

A campanha será divulgada pelas redes sociais do Procon Paraná e da Secretaria da Justiça e Cidadania. “Mais do que comemorar a data, é preciso aproveitar para alertar o consumidor em relação aos golpes virtuais, que estão cada vez mais frequentes”, destacou o secretário, Santin Roveda . “A prevenção é a forma mais eficiente que o cidadão tem para se proteger”, complementou.

Claudia Silvano, chefe do Procon-PR, lembra que os golpistas utilizam técnica de engenharia social para induzir o cidadão a enviar dados confidenciais, o que acontece com facilidade e sem a vítima perceber. “A prática desses golpes está cada vez mais qualificada. Por isso, é fundamental que as pessoas desliguem o telefone ou interrompam diálogos por mensagens online e busquem diretamente as empresas ou bancos que alegam estar em contato para esclarecer qualquer dúvida”, reforçou Claudia.

Além disso, ela destaca que, caso precise entrar na justiça, o consumidor pode se deparar com decisões desfavoráveis, já que ele próprio repassou seus dados para os golpistas. Outras dicas de cuidados com golpes e sobre defesa e garantia dos direitos do consumidor podem ser conferidas em www.procon.pr.gov.br.

 

Foto: Procon

 

R$ 10,12 milhões em multas

 

De janeiro de 2019 a dezembro de 2022, o Procon-PR elaborou 7.860 pareceres e tomou 13.567 decisões administrativas em questões relativas à proteção e defesa do consumidor. No período, foram aplicadas multas que somam R$ 10,12 milhões, com atendimento a mais de 690 mil pessoas. Cláudia Silvano, explica que o trabalho do órgão é focado na resolução de problemas de forma ágil. “Investimos fortemente nos canais preliminares de atendimento ao consumidor e em mecanismos que tornem a jornada mais fácil, menos gravosa”.

Do total de multas aplicadas de 2019 até dezembro de 2022, 178 foram pagas, o que resultou na destinação de quase R$ 2,9 milhões ao Fecon (Fundo Estadual de Defesa do Consumidor). Estes recursos são geridos pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, e é destinado ao financiamento de planos, programas ou projetos que objetivem a informação, orientação, proteção, defesa ou reparação de danos causados ao consumidor. Durante o período da pandemia, houve a destinação de 90% dos recursos do Fundo para investimentos na área da saúde e assistência social, em caráter emergencial.

Além das multas pagas, foram inscritos em dívida ativa 294 procedimentos administrativos, que representam um valor de R$ 6,21 milhões.