LONDRES ? Uma pergunta tem agitado as redes sociais nos últimos dias: Por que a princesa Diana parecia ser bem mais baixa que o príncipe Charles, se eles tinham praticamente a mesma altura? A bola foi levantada por um sociólogo americano no Twitter, que fez uma montagem com várias imagens do casal real britânico, e cujo tuíte viralizou na internet.
Philip N. Cohen trabalha na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e há anos exibe em uma de suas disciplinas fotos da princesa e do príncipe para chamar atenção para um pequeno ? e óbvio ? detalhe: embora Charles tenha 1,80 metros e Diana tivesse 1,77 metros (uma diferença de apenas três centímetros), o herdeiro do trono britânico sempre aparecia nas fotos oficias como uma altura significativamente superior. Lady Di
A montagem foi postada em 16 de março a partir da conta do professor Cohen, e tornou-se ?o tuíte mais popular de sua vida?, escreveu o sociólogo em seu blog pessoal.
Segundo o professor, Charles subia em uma caixa ou em um degrau para parecer mais alto. Nas fotos feitas por paparazzi, no entanto, já era possível perceber a diferença real da altura do casal.
Cohen explica que usa essa história com os seus alunos ? também abordada em seu livro ?A Família: Diversidade, Desigualdade e Mudança Social? ? para explicar o machismo na sociedade.
?O marido mais alto evoca a imagem do homem protetor e dominante?, disse ele em seu livro. ?Este exemplo ilustra a ideia de que as mulheres são o sexo fraco e corresponde ao padrão de dominação masculina na sociedade moderna?.
Uma das fotos que mais chama atenção foi uma usada em um selo. Nela, Diana mal atinge o queixo de seu então marido.
Naquele tempo, os meios de comunicação já haviam questionado a imagem. O Palácio de Buckingham rapidamente explicou em comunicado que o design dos selos aprovados pelo serviço de correio britânico tinha uma silhueta no canto superior, onde Diana estava posicionada.