Em situações distintas, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam armas, munições, galos e 800 caixas de cigarros contrabandeados. As ações policiais aconteceram na sexta-feira (25/09) e no domingo (27/09) nas cidades de Ortigueira, Quatro Barras, Pérola e Goioerê, em diferentes regiões do estado.
Em uma das ocorrências, os policiais ambientais deram atendimento a uma denúncia de rinha de galo em Ortigueira, nos Campos Gerais, e no local apreenderam 49 Galos Índio, uma espingarda, de calibre .24, 28 munições do mesmo calibre, e uma pistola, de calibre 6.35. Na ocorrência, um homem foi preso e lavrado um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 49 mil.
Já em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), as equipes da Polícia Ambiental percorreram trilhas do Caminho do Itupava e do Morro do Anhangava, e encontraram quatro acampamentos que poderiam ser utilizados para crimes ambientais. Todos foram destruídos e os materiais removidos do local.
Já na cidade de Pérola, no Noroeste do estado, os militares estaduais foram acionados para verificar uma denúncia de manutenção de aves em cativeiro. No local, a equipe abordou o proprietário, um homem, de 29 anos, e encontrou diversas irregularidades com a documentação e com os pássaros que estavam no local. Diante da situação, três pássaros foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as medidas necessárias e os outros sete, que não apresentavam irregularidades, foram deixados com o autuado a título de fiel depositário.
Por fim, em Goioerê, também no Noroeste do estado, uma equipe apreendeu um caminhão carregado com 800 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. O veículo estava sendo guinchado e, segundo o motorista, levaria a carga até São Paulo, sendo assim ele foi preso e encaminhado, juntamente com os apreendidos e mais R$ 2.350 em dinheiro à Polícia Federal para as medidas necessárias.