Cotidiano

Petista Jorge Viana elogia Renan por ?gestão que marcará a história?

BRASÍLIA – Com papel crucial nas negociações que levaram a um acordo envolvendo Judiciário, Legislativo e Executivo para superar a crise institucional da semana passada, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), rasgou elogios nesta quarta-feira ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Foi uma troca de afagos. Na semana passada, Renan agradeceu a ajuda de Viana e disse que ele não era petista e sim “suprapartidário”. E nesta tarde Viana devolveu o elogio: ele disse que Renan fez uma “gestão muito importante para a história do Senado”.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio decidiu monocraticamente afastar Renan do cargo de presidente do Senado, gerando uma crise sem precedentes. Renan se negou a receber a notificação, recebendo o apoio de Viana e da Mesa Diretora. Nos bastidores, Viana conversou com a presidente do STF, Cármen Lúcia, e outros ministros sobre uma solução institucional para vencer a crise. Ele disse ao PT que não seria assumir o Senado na atual situação do país. O pleno do STF manteve Renan no cargo.

Nesta quarta-feira, O petista Viana falou durante cerimônia da TV Digital do Senado. Ele até brincou com a crise da semana passada.

? Vou deixar a tribuna para o presidente Renan e falar aqui ao lado, vou falar como vice ? disse Viana, provocando risos.

O petista começou o discurso dizendo que faria um depoimento “muito isento” sobre a gestão de Renan, que em fevereiro sairá do comando da Casa.

? Sou um aficionado por gestão pública, e aqui encontrei um parceiro de gestão da maior qualidade. Se todas as instituições fossem assim não teríamos a necessidade da PEC 55 (a PEC do Teto de Gastos). Ele (Renan) fez uma gestão muito importante para a história do Senado ? disse Viana.

Em seguida, Renan discursou e agradeceu os elogios:

? O Jorge não é um partidário, é uma instituição ? repetiu.