Cotidiano

Pescadores são proibidos de acampar em ilhas de Guaíra

O documento menciona outras proibições, também previstas na portaria de três anos atrás, como a pesca a menos de 500 metros da foz de rios

Guaíra – O Ministério do Meio Ambiente acaba de publicar comunicado que fortalece o teor de resoluções ambientais de alguns anos atrás. Entre elas está a portaria 445/2014 que proíbe pescadores de acampar em ilhas e em bancos de areia em região do reservatório de Itaipu, em Guaíra, onde está o Parque Nacional de Ilha Grande. A comunicação aos pescadores é feita pelo coordenador de Pesca de Guaíra, Thomaz Luiz Zeballos.

O documento menciona outras proibições, também previstas na portaria de três anos atrás, como a pesca a menos de 500 metros da foz de rios, em lagoas marginais e da captura de espécies como a Piracanjuba. A pesca de espécies fora de medida e o uso de boias, galão, joão-bobo e cavalinha para montagem de ceva também passam a ter restrição.

Mesmo que o período seja de proibição de pesca, devido à piracema, o rigor das determinações preocupa principalmente os pescadores profissionais – eles são 850 nos municípios da Costa Oeste banhados pelo reservatório da hidrelétrica de Itaipu. Zeballos convidou o chefe do Parque de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto, para uma conversa. A finalidade é ter informações ainda mais detalhadas e precisas e evitar possíveis problemas aos pescadores. A pesca na região vai ser liberada a partir de 1º de março com o fim do período de reprodução de espécies.