Cascavel – Como adiantando pelo Jornal O Paraná na edição do último dia 14, nesta sexta-feira (22), o prefeito Leonaldo Paranhos confirmou que a antiga sede do Caom (Centro de Atendimento e Orientação ao Menor), que abrigava provisoriamente a Escola Municipal Professora Kelly Christina Trukane Miranda, no Bairro Morumbi, será a nova sede da GM (Guarda Municipal) e da Sesppro (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade). O imóvel foi oficialmente repassado para a Sesppro.
O prefeito fez a divulgação durante visita ao imóvel, acompanhado do vereador Lauri Silva e dos secretários Pedro Fernandes (Segurança) e Sandro Rocha Camilo Rancy (Obras Públicas), além do assessor de gabinete, Fernando Dillenburg. O espaço será transformado em um Complexo de Segurança. “Teremos aqui a possibilidade de realizar um sonho antigo, o complexo de segurança da nossa Guarda Municipal, da nossa Guarda Civil Patrimonial, onde teremos uma grande estrutura”, disse o prefeito.
O secretário de Segurança, Pedro Fernandes, afirmou que o espaço é adequado para uma nova base da Guarda Municipal. “Todo esse espaço será preenchido com nossa sede administrativa, restaurante para os guardas, alojamento, quadra poliesportiva e várias outras ideias. Inclusive, há um planejamento para ações sociais que poderemos desenvolver aqui”, observou o secretário.
O vereador Lauri Silva destacou que o trabalho parlamentar é realizado em conjunto com a Sesppro, por meio do PSM (Plano de Segurança Municipal) e do Projeto Águia, que busca ocupar espaços físicos e promover ações por parte de uma polícia municipal cidadã. “A principal preocupação dos cidadãos de Cascavel é a segurança pública. O Executivo Municipal, liderado pelo prefeito Leonaldo Paranhos, está trabalhando em todas as áreas: educação, segurança, habitação, agricultura, infraestrutura, indústria e comércio, atendendo a todas as necessidades e gerando emprego e renda para os cidadãos de Cascavel”, enfatizou.
Local ocioso
Na semana passada, ao falar com a reportagem do O Paraná, com os alunos transferidos para nova e moderna escola municipal, o antigo prédio do antigo Caom está ocioso. Além de adiantar que o espaço poderia abrigar sede da Guarda Municipal, o secretário Pedro Fernandes lembrou que a atual sede da guarda está “ficando pequena”, para os servidores, inclusive pelo trabalho de aumento do efetivo.
O secretário disse ainda que, primeiramente, vai escalar a Guarda Patrimonial para zelar pelo patrimônio público. Com o local “vazio” os moradores relatam a preocupação com o espaço que, além de ser possível abrigo para marginais, vem sendo invadido por vândalos.
O local foi edificado em 1991, para atender as crianças em situação de vulnerabilidade. Com o fechamento do serviço, o espaço abrigou a Escola Kelly Christina por 13 anos, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Por conta disso, a estrutura ainda abriga móveis antigos e que, uma vez por semana é feita a limpeza do espaço. A partir da decisão do prefeito Paranhos, agora, serão dados os encaminhamentos para transformação e adequação do local para o Complexo de Segurança.