RIO ? Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado na próxima quarta-feira, órgãos de defesa do consumidor prepararam uma programação especial de atendimento ao público. A Comissão Municipal de Defesa do Consumidor realiza, até sexta-feira, a Semana do Consumidor, que contará com uma equipe itinerante percorrendo vários bairros da cidade. Nesta segunda-feira, os técnicos da comissão estarão em frente à escola de samba Império Serrano, em Madureira, até as 15h, tirando dúvidas e recebendo reclamações dos consumidores. Na oportunidade, serão distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CMRJ, vereadora Vera Lins (PP), é cada vez maior o número de produtos piratas comercializados nas ruas da cidade que, apesar das constantes fiscalizações e operações feitas pelos órgãos responsáveis, não para de subir. Além disso, as lojas também relutam em entender que até que se prove o contrário o consumidor tem sempre razão.
? Nosso objetivo com o trabalho itinerante é o de atender o maior número possível de consumidores que por vezes encontram dificuldades de garantir seus direitos. É preciso que o comércio em geral entenda que hoje o consumidor está atento aos direitos, e que vai cobrá-los sempre que se sentir ludibriado ? disse.
Os consumidores que quiserem reclamar ou denunciar o direito violado, podem encaminhar suas queixas através do e-mail [email protected], e postá-las no site da Câmara clicando no “reclame aqui” do link da Defesa do Consumidor.
Amanhã, quarta e quinta-feiras, a equipe de atendimento do Procon Carioca nos bairros estará no Largo da Carioca, no centro da cidade, de 10h às 15h, estará orientando consumidores, tirando dúvidas e registrando suas queixas sobre consumo para encaminhá-las às empresas. O reclamante deve levar cópia dos documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e comprovante de compra do produto ou do serviço contratado, como boletos e notas fiscais. É solicitado um e-mail para contato. Depois que as notificações são encaminhadas às empresas, estas têm um prazo de dez dias para responder ao Procon Carioca.
A equipe de fiscalização também estará em peso no Centro, fazendo operação em vários estabelecimentos comerciais e distribuindo o Código de Defesa do Consumidor. Segundo o presidente Jorge Braz, cerca de 80% dos problemas com as empresas são resolvidos através do Procon Carioca.
? A melhor forma de comemorar o Dia do Consumidor é levando conhecimento para que ele possa defender seus direitos, honrar seus deveres e, assim, melhorarmos as relações de consumo, diminuindo os casos levados à Justiça e o estresse do consumidor. O Procon Carioca é uma espécie de advogado do povo ? afirma Jorge Braz.
O atendimento do órgão é feito, inclusive, através da Central 1746, pelo telefone (opção 7); ou pelos sites http://www.1746.rio/ e http://www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca; e pelas redes sociais Facebook e Twitter (@ProconCarioca).