Cotidiano

OMS alerta para risco de surto zika na Europa durante o verão

2016 900883939-2016 900776454-zika-reuters.jpg_20160405.jpg_20160406.jpgRIO – Um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o risco de um surto de zika na Europa no fim da primavera e durante o verão no continente. De acordo com o documento, o risco é ainda mais alto nas regiões onde há circulação do Aedes aegypti, como a Ilha da Madeira e o norte da costa do Mar Negro. links zika 26/04

O relatório recomenda que os países da região da Europa, principalmente dessas áreas com maior risco, adotem medidas de prevenção para contar um possível surto. De acordo com a OMS, até o dia 15 de abril deste ano, o centro de controle e prevenção de doenças na Europa registrou 409 casos de infecção por vírus em pessoas que vieram de fora em 17 países da União Europeia. Entre os casos estavam 23 mulheres grávidas.

De acordo com a OMS, as recomendações para países com risco moderado ou alto de surtos de zika incluem fortalecer atividades de controle do vetor para prevenir a introdução e a propagação de mosquitos; capacitar profissionais de saúde para a detectar precocemente a transmissão local do vírus e reportar os primeiros casos e complicações em até 24 horas após o diagnóstico; além de garantir ferramentas para testar pacientes para a doença ou protocolos para envio de amostras de sangue ao exterior.

Além disso, as orientações incluem também estimular a população a reduzir focos do mosquito;

permitir que pessoas em situação de risco, sobretudo grávidas, se protejam contra a infecção, incluindo proteção contra a transmissão do vírus por via sexual; e mitigar os efeitos do zika e suas complicações.