Cotidiano

Oeste vai dobrar produção de carne e grãos

A Cotriguaçu é formada por quatro das maiores cooperativas do Paraná e do Brasil ? Lar, C. Vale, Copacol e Coopavel

Cascavel – Com ou sem crise, o agronegócio seguirá sua trajetória priorizando o que sabe de melhor, gerar oportunidades e produzir. A frase é do presidente da Cotriguaçu e da Coopavel, Dilvo Grolli, e foi feita ontem durante a inauguração do Terminal Logístico de Granéis, estrutura gigante de R$ 65 milhões construída no complexo da Ferroeste. “O futuro começa hoje, por isso estamos trabalhando para deixar um legado às gerações que virão”, disse Dilvo para um público de mais de 200 pessoas formado por líderes e representantes dos mais diversos setores organizados.

A Cotriguaçu é formada por quatro das maiores cooperativas do Paraná e do Brasil – Lar, C. Vale, Copacol e Coopavel. Juntas, têm 37 mil cooperados, 30 mil funcionários e alcançaram faturamento, em 2015, de R$ 14,5 bilhões. Elas estão no centro de uma das regiões com os mais vigorosos indicadores do agronegócio brasileiro e investem em logística de olho em números ainda mais expressivos. Atualmente, as quatro cooperativas abatem 1,6 milhão de frangos/dia. Em dez anos, será o dobro disso. A região, por sua vez, colhe mais de dez milhões de toneladas de grãos e esse volume será dobrado em 2040.

Com índices tão expressivos, a Cotriguaçu investe pesado em estruturas e unidades que deem vazão a essa produção. O terminal inaugurado ontem tem capacidade estática de armazenagem para 120 mil toneladas de grãos, o que corresponde a 3% das exportações anuais da região. “Para fazer frente a tudo o que o Oeste produz seriam necessários 33 iguais a esse”, conforme Dilvo. O Terminal Graneleiro faz parte de um complexo maior, que chega à cifra de R$ 120 milhões. Ele está ao lado do Terminal de Congelados e Contêineres, entregue há três anos e que faz parte de um planejamento estratégico de crescimento das cooperativas e da Cotriguaçu.

Competitivo

Os investimentos estruturais da Central têm como foco a competitividade dos cooperados. Com uso do modal ferroviário, parte dos caminhões que hoje seguem ao Porto de Paranaguá será integrada a outras rotas, com redução do frete (em até 30%), melhorando a rentabilidade dos agricultores. Dilvo afirmou: “A posição da Cotriguaçu e de outras cooperativas não é aguardar. É de buscar alternativas e desafiar a inércia dos governos no que se refere aos limitados investimentos. Estamos juntos com a sociedade propondo alternativas de investimentos privados para solucionar o gargalo de logística”.

Confiança na Ferroeste

O presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, afirmou que a inauguração do Terminal Logístico de Granéis é mais uma comprovação de que o setor produtivo confia na empresa que durante tantos anos foi bandeira do Oeste do Paraná.

“Temos feito a nossa parte para melhorar a produção ferroviária e os investimentos ampliaram, somente nos últimos anos, de 3 para 15 locomotivas e de 60 para 460 o número de vagões. Com isso, nossa capacidade operacional cresceu e poderemos atender a essa fabulosa estrutura da Cotriguaçu”, diz João.

O coordenador da Microrregião de Cascavel, Severino Folador, disse que a Cotriguaçu, que comemora seus 40 anos, é um modelo de união, trabalho e resultados. “O Oeste e suas cooperativas estão de parabéns, porque ajudam a alimentar o mundo”, disse Folador, que representou o governador Beto Richa na cerimônia.

O terminal

O terminal de granéis ocupa 135 mil m², desses 15.173 m² de área construída. A capacidade estática de armazenagem é de 120 mil toneladas. A capacidade de recepção é de 500 toneladas por hora e a de expedição de 750 toneladas/hora. Serão gerados 80 empregos diretos.

O terminal tem dois desvios ferroviários com 1,1 mil metros e pátio para estacionamento com capacidade simultânea de até 60 caminhões. Também dispõe de dois silos metálicos (7,2 mil t cada), tulha rodoviária de 250 t, moegas de descarga (duas) e moegas com tombadores (duas). Entre outros, o terminal conta com estrutura de apoio: escritório, oficina, almoxarifado e sala para motoristas.