RIO – Quem estiver em Santiago e quiser esquiar em Valle Nevado agora pode chegar lá de Uber. A empresa lançou este mês no Chile seu serviço UberSki voltado para regiões com estações de neve.
Os carros UberSki são adaptados para carregar equipamentos de esqui e snowboard. Todos têm também tração nas quatro rodas, para subir mais facilmente as Cordilheira dos Andes até a estação de Valle Nevado.
O pedido é feito pelo aplicativo para celulares, da mesma maneira que o serviço convencional, de qualquer ponto da região metropolitana da capital chilena. O mesmo motorista que leva os passageiros para a estação é o que faz a viagem de volta, basta combinar o horário. As tarifas de ida e volta são fixas, variando de acordo com o tipo de carro, e podem ser divididas entre os passageiros.
São duas categorias de serviço. O UberSki transporta até quatro pessoas, e a tarifa fixa é de 85.000 pesos chilenos, saindo 21.250 por pessoa no carro (aproximadamente R$ 105). Já o UberSki XL leva até seis pessoas e custa 110.000 pesos chilenos, ou 18.333 pesos (aproximadamente R$ 90) por passageiro.
O serviço especial para esquiadores é inédito na América Latina, mas já existe em pontos dos Estados Unidos. As regiões de Park City, em Utah, e Lake Tahoe, entre os estados da Califórnia e de Nevada, estrearam a modalidade no último mês de dezembro.