Cotidiano

Neve e temperaturas de até -8°C deixam cidades do Sul geladas nesta sexta-feira

Em em Bom Jardim da Serra (SC), as temperaturas marcaram -8

Árvore ficou galhos congelados em São Joaquim — Foto: Leandro Puchalski/NSC TV via G1
Árvore ficou galhos congelados em São Joaquim — Foto: Leandro Puchalski/NSC TV via G1

A onda histórica de frio que chegou à região Sul nesta semana provocou neve e o registro de temperaturas abaixo de zero ao longo da noite dessa quinta-feira (20) e madrugada de sexta-feira (20) em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A reportagem é do Portal UOL.

Com índices ainda em declínio em alguns locais, registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicaram temperaturas próximas a – 5°C em São Joaquim (SC) e – 8°C em Bom Jardim da Serra (SC), duas cidades com registro de neve. Em Urupema (SC), os relógios de rua marcavam -6°C na manhã de hoje.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a massa de ar polar que chegou ao estado na quinta-feira, deixou o amanhecer gelado em todas as regiões do estado nesta sexta-feira. No Paraná foram registradas temperaturas negativas conforme o mapa, confira:

Segundo o Cascavel Tempo, nesta manhã de sexta-feira(21) geou em Cascavel. A temperatura mínima registrada foi de -1,0°C às 7h. Faz sol e a temperatura continua baixa ao longo do dia, e na próxima madrugada deve gear novamente, com mínima prevista de 0°C. No entanto, a onda de frio termina na segunda-feira, quando a advecção de calor deve aumentar as nuvens, e no decorrer da próxima semana volta fazer calor em Cascavel.

Confira a previsão do tempo para Cascavel nesta sexta-feira:

Fonte: Cascavel tempo

O site Climatempo atualizou as temperaturas aferidas às 5h pelo Inmet e indicam temperaturas abaixo de zero em outras cidades da região.

Já no Rio Grande do Sul, Gramado, Canela, São José do Ausentes, Cambará do Sul e São Francisco de Paula estão entre as cidades com registro de neve.

A onda histórica de frio é causada por uma massa de ar polar vinda da Argentina. Na última terça-feira (18), o MetSul descreveu o fenômeno como “excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto”. A frente fria também deverá ter efeitos sobre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro, mas é no Sul que ela será mais intensa.

Veja imagens do frio no Sul:

https://twitter.com/Slt_Tycyy/status/1296661500338331648