Quinze cidades do Paraná, entre elas Cascavel, foram convidadas pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a população em Situação de Rua (Ciamp Rua/PR) para o lançamento do Guia de Apoio – Informações e Serviços de Atenção à população em situação de rua no Paraná. A proposta é discutir a criação de comitês municipais para esse público.
O encontro, com o lançamento do guia, será em Curitiba nesta sexta-feira (17) na Escola de Educação em Direitos Humanos. Os municípios que participarão do evento foram indicados pelo Ciamp/PR.
Além de Cascavel, foram convidados Umuarama, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Araucária, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Guarapuava.
Apesar do convite, Cascavel ainda não decidiu se irá participar do evento devido à contenção de gastos.
Relatório
Cada município deve apresentar um relatório atualizado sobre a população em situação de rua da cidade. “Nosso objetivo com esse evento é aumentar o diálogo entre o Estado e os municípios para ter políticas mais acertadas, voltadas à população de rua”, disse o secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Thomé Gandour. A secretaria é responsável pelo Ciamp/PR.
Outro assunto que vai ser discutido na reunião é a implementação da Política Municipal para as pessoas em situação de rua e a criação do respectivo comitê – Ciamp Rua – Municipal, em cada cidade.
Avaliação e monitoramento
O comitê foi instalado a partir da publicação do Decreto 7053/2009, com a função de avaliar e monitorar as políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. É composto por oito membros titulares da sociedade civil e oito do governo, contando ainda com os suplentes.