Cotidiano

Johnson & Johnson compra empresa de cosméticos Vogue International

NOVA YORK – A Johnson & Johnson (J&J) anunciou a compra, por US$ 3,3 bilhões, da companhia de produtos para cabelo Vogue International, como esforço para acelerar o crescimento de sua menor unidade, a divisão de consumido. A inclusão das marcas da Vogue ajudarão a posicionar a J&J em quarto lugar no ranking de empresas de produto de cabelo nos Estados Unidos, segundo Mark Boston, porta-voz da companhia. Atualmente, a companhia está na oitava posição.

Enquanto a maior parte da receita da J&J vem da venda de remédios ou aparelhos médicos, o portfólio da empresa conta com marcas como Band-Aid, Listerine e Neutrogena. A aquisição vai trazer à companhia outros nomes famosos no mercado como xampus e condicionadores OGX, assim como as linhas FX, Proganix e Maui Moisture.

As ações da J&J chegaram a subir 1,7%, a US$ 114,53, nesta quarta-feira na Bolsa de Nova York. Nos últimos 12 meses, os papéis da companhia se valorizaram em 13%. A transação deve ser concluída durante o terceiro trimestre deste ano.

Produtos farmacêuticos tornaram-se a maior divisão da J&J em 2014 e respondem por 45% da receita, ultrapassando o segmento de ferramentas médicas. A companhia tem desenvolvido seus próprios medicamentos nos últimos anos, enquanto rivais no mercado apostam em aquisições para conquistar novos tipos de tratamento.

Em março do ano passado, a J&J perdeu para a AbbVie, que fez uma oferta de último minuto de US$ 21 bilhões pela Pharmcyclics, uma parceira da J&J no desenvolvimento do medicamento Imbruvica, para tratamento de câncer sanguíneo.

A empresa tenta aprimorar o desempenho da divisão de consumo ? que respondeu por cerca de 19% das vendas no ano passado ? desde o recall de milhões remédios sem receita, incluindo o popular Tylenol, em 2009.

?A Vogue representa a primeira grande transação do negócio de consumo desde o início do recall em 2009, sugerindo que a divisão está solo mais sólido agora para focar no crescimento acelerado?, afirmou Larry Biegelsen, analista do Wells Fargo que classifica desempenho de ações, em nota a investidores nesta quarta-feira, segundo a Bloomberg.

O analista estima que as vendas anuais da Vogue sejam de pelo menos US$ 300 milhões, com taxa de crescimento de 25% nos últimos cinco anos.