
Foz do Iguaçu e Paraná - A Itaipu Binacional celebrou, na sexta-feira (4), o primeiro ano do Programa Saudavelmente, lançado em abril de 2024, com o objetivo de cuidar da saúde mental de seus colaboradores e familiares. Com foco na prevenção, promoção da saúde e acolhimento psicossocial, o programa apresentou um balanço das ações realizadas e anunciou a abertura das inscrições para a escolha dos “Embaixadores do Saudavelmente”.
Saúde mental
Ainda assim, durante o ano, o mapeamento de saúde mental contou com 622 participantes, 25 palestras e ações presenciais, além de 73 reuniões entre a MentalClean, parceira do programa, e o Núcleo Técnico. Mais de 100 líderes e 70 profissionais de Saúde e RH receberam treinamentos, e mais de 105 atendimentos foram realizados via Canal 0800.
Luiz Fernando Delazari, diretor jurídico da Itaipu, destacou a importância do investimento na saúde mental: “Sem nossos recursos humanos, a empresa não existe. Investir na saúde mental é fundamental para garantir que nossos colaboradores estejam bem física e emocionalmente”, afirmou.
Vanessa Ramos Lima, psicóloga e gestora do programa, ressaltou a relevância da iniciativa: “Desde o início, sabíamos que era um tema complexo e essencial, especialmente em uma empresa como a Itaipu. Hoje, temos um canal de apoio disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo colaboradores e seus dependentes.”
O mapeamento inicial apontou o estresse como o maior desafio enfrentado pelos colaboradores, o que se alinha às estatísticas que colocam o Brasil como o país mais ansioso do mundo. O programa segue expandindo suas ações com foco na promoção de hábitos saudáveis e no autocuidado para alcançar uma saúde plena.
Além do suporte emocional, o programa oferece assessoria financeira, nutricional, jurídica e social. Fátima Macedo, CEO da MentalClean, destacou a importância de um apoio integral: “Esse cuidado vai além do ambiente corporativo, alcançando as casas dos empregados e auxiliando em questões como conflitos familiares, endividamento e dificuldades escolares dos filhos.”
Workshop
Entre as ações realizadas, o workshop “Caixa de Primeiros Socorros Emocionais” teve grande adesão, embora ainda exista resistência por parte de alguns para adotar ferramentas de autocuidado e gerenciamento de estresse, como apontou o psicólogo Felipe Sitta da Silva.
Por fim, Cláudio Henrique Cardoso Costa, gerente de operação da usina e subestações, ressaltou o impacto do programa na gestão interna: “Ele traz boas práticas que podemos aplicar na Itaipu. A equipe se sente acolhida e mais confiante para expor problemas antes que evoluam para doenças graves“.
Fonte: Itaipu Binacional