Cotidiano

Inadimplência recua e comércio registra melhora

Houve diminuição da inadimplência e crescimento da intenção de compra a crédito

Curitiba – Indicadores divulgados pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), ontem, mostram que o primeiro trimestre de 2016 foi melhor do que o esperado pelo comércio do Estado.

Apesar de a quantidade de dívidas incluídas na BCF (Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito), ter aumentado, houve diminuição da inadimplência e crescimento da intenção de compra a crédito.

Segundo o IFRD (Indicador Faciap de Registro de Dívidas), o volume de dívidas cresceu 2,1% em comparação com 2015. “A notícia não parece boa se olharmos apenas o indicador referente ao registro de dívidas, já que ele aponta a inclusão de novos débitos na base de inadimplência. Mas quando analisamos todos os indicadores, vemos que estamos em um momento melhor para o varejo do que o que vimos em 2015”, analisa o vice-presidente da Faciap para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.

O primeiro trimestre de 2016 foi um período em que o consumidor buscou pagar as dívidas. O chamado IFRE, Indicador de Regularização de Dívidas, mostrou que a quantidade de débitos quitados aumentou 7,4% em relação ao mesmo período de 2015.

Já o IFIN (Indicador da Faciap para Inadimplência), referente ao acumulado até março de 2016, aponta que o varejo paranaense ganhou fôlego em comparação a 2015. Houve queda de 5,2% no volume de inadimplência em relação ao primeiro trimestre do ano passado.