Cotidiano

Iluminação em LED: mais 10,1 mil lâmpadas para modernização de Cascavel

Ao todo, serão instaladas nesta segunda fase do programa de iluminação pública um total de 10.195 luminárias

Iluminação em LED: mais 10,1 mil lâmpadas para modernização de Cascavel

Cascavel – O processo de modernização do novo sistema de iluminação pública da cidade continua avançando nas ruas de Cascavel com a substituição das lâmpadas tradicionais pelas de LED. Ao todo, serão instaladas nesta segunda fase do programa de iluminação pública um total de 10.195 luminárias. O trabalho iniciou em maio e de acordo com a última medição, foram instaladas cerca de 16% das lâmpadas, pouco mais de 1,6 mil luminárias.

De acordo com o secretário municipal de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy, o trabalho é realizado pelos próprios servidores dp município e assim que concluído, cerca de 50% das vias terão a nova iluminação que deve estar pronta até o fim deste ano. A empresa vencedora da licitação ofereceu um desconto de 54%, sendo que o investimento final é de R$ 7,4 milhões na compra dos materiais.

Conforme Rancy, as novas luminárias são mais econômicas, oferecem maior claridade e têm mais eficiência energética, o que garante “economia à administração pública e segurança aos cascavelenses”. A modernização da iluminação pública em Cascavel vem sendo discutida desde o início da primeira gestão do prefeito Leonaldo Paranhos, em 2017, e as lâmpadas que já foram trocadas proporcionam economia mensal de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos. Além deste contrato, existe outro ainda em andamento no modelo de registro de preços, para a compra de mais 2.712 unidades

O secretário disse ainda que a cidade tem cerca de 40 mil pontos de iluminação e que a troca de uma tecnologia mais moderna é uma tendência que ocorre nas residências, empresas e que também está conquistando o Poder Público. A taxa de iluminação pública que é cobrada de todo contribuinte vai para a CIP (Conta de Iluminação Pública) e é dessa conta que sai o dinheiro para o pagamento da energia elétrica da cidade, manutenção dos serviços e a compra de novos equipamentos.

Rancy lembrou que o novo modelo da iluminação pública de Cascavel começou a ser pensado em 2018 quando os servidores da Sesop iniciardam estudos de modelos de luminárias, das novas tecnologias e o que tinha de melhor no mercado e que fosse mais durável.

De 2018 até começo deste ano já tinham sido instaladas cerca de 9 mil novas luminárias em LED e, com as duas licitações deste ano, a cidade terá metade das luminárias com a nova tecnologia.

COR E POTÊNCIA

Antes de realizar a compra das luminárias, foi realizado um estudo detalhado da cor das lâmpadas e da potência, já que a iluminação deve ser diferente atendendo as características da via, ou seja, em ruas em que a circulação é maior, como as avenidas e os binários, a iluminação deve ser mais forte e nas ruas com menos movimento, devem ser mais amenas. Por isso, duas escolhas foram feitas: lâmpadas neutras e mais potentes para as ruas com maior movimento e as lâmpadas amarelas, conhecidas também como “quentes”, para o restante.

As lâmpadas de LED têm um tempo de vida maior do que as comuns, podendo chegar até 15 anos, dependendo do fabricante. Outra característica positiva é que os conjuntos agregam as novas tecnologias, como é o caso da instalação de medidores, onde se pode saber o custo da iluminação com maior precisão. Além disso, toda e qualquer compra que é feita de iluminação passa pela a análise do engenheiro eletricista da secretaria, que recebe uma amostra do conjunto, desmonta e confere item por item que foi apresentado pela a empresa.

Novo mapeamento

Aproveitando a troca das luminárias a Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas está fazendo seu próprio cadastro e mapeando a localização exata dos postes nas ruas, separando em cores que identificam a potência de cada conjunto de luminárias, um trabalho a longo prazo, mas que com isso, o Município terá um mapa municipal, importante para novos projetos.

A pessoa que identificar uma lâmpada “queimada” deve informar o serviço Ouvindo Cidadão, por meio do telefone 156, que a equipe providencia a troca.