O problema da falta de combustível em viaturas da Guarda Municipal de Cascavel e também em maquinários da Secretaria de Obras estaria ocorrendo desde junho, segundo informações recebidas pelo jornal O Paraná. Conforme matéria divulgada ontem (3), no portal do jornal, a Guarda Municipal de Cascavel estaria com as operações de rua prejudicadas devido à falta de combustível nas viaturas. Segundo informações apuradas, o abastecimento estaria restrito, o que tem impedido o atendimento a ocorrências e reduzido o patrulhamento na cidade.
Viaturas paradas
Conforme as informações levantadas pela reportagem, algumas viaturas estariam paradas no pátio devido à falta de combustível. Outra viatura ficou parada na delegacia de Polícia Civil pelo mesmo motivo. Outras unidades estão operando de forma restrita, cobrindo apenas pontos-base, sem possibilidade de atendimento a ocorrências. De acordo com as informações repassadas, as viaturas não estariam sendo abastecidas sequer uma vez por dia, mesmo com cinco veículos por plantão.
A reportagem teve acesso a uma mensagem interna da corporação, confirmando que a Divisão de Gerenciamento da Frota teria suspendido o abastecimento dos veículos da secretaria. Segundo a mensagem, o abastecimento seria realizado mediante autorização expressa da divisão. Ainda, a previsão de liberação do abastecimento para a terça-feira (3), acabou não ocorreu.
Em áudio que circulou pelas redes sociais na tarde de ontem , um agente da GM fez um relato da situação: “[…] to aqui na Delegacia, sem combustível, na reserva. E é isso aí… Tamo aí… As viaturas estão todas paradas lá na base e não como a gente atender ocorrência, tamo sem combustível (sic)”.
Parque de máquinas
Além das viaturas da Guarda Municipal, máquinas e veículos do parque de máquinas da Prefeitura de Cascavel também enfrentaram dificuldades por falta de combustível. Segundo apurado, caminhões e outros equipamentos estavam abastecendo apenas o mínimo necessário, o que poderia ter afetado o andamento de serviços e obras na cidade.
Segundo apurado, a situação estaria ocorrendo desde o mês de junho, com abastecimentos pontuais, mas a situação teria sido normalizada ainda na tarde de ontem (3).
Prefeitura explica
Em nota oficial enviada pela Secretaria de Comunicação Social, a Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) informou que “houve a troca da empresa gerenciadora dos combustíveis que abastecem a Guarda Municipal. Por conta disso, foi necessária a substituição dos cartões, o que provocou um leve atraso no abastecimento das viaturas da corporação. Os ajustes necessários para a mudança já foram realizados, e as viaturas foram abastecidas nesta terça-feira (3)”.
A mesma situação ocorreu com outras secretarias, que tiveram problemas com o abastecimento por conta da troca dos cartões e treinamento para o uso do aplicativo que também é utilizado pelos servidores para o abastecimento.