Cotidiano

FOZ: Nova lei coíbe comércio clandestino de animais

FOZ: Nova lei coíbe comércio clandestino de animais

Está em vigor a nova lei, de autoria da vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), que coíbe o comércio clandestino de animais. Com medidas mais rigorosas e a partir de uma denúncia, a protetora acionou os órgãos de segurança para uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal, resultando em flagrante de maus-tratos e comércio ilegal na região do Morumbi. Foram resgatados dois cães adultos e cinco filhotes, que ficaram sob a guarda de Carol.

A aplicação da lei é resultante do projeto de Lei Complementar nº 2/2023, proposto pela vereadora, com o propósito de endurecer as penalidades para quem usa animais para reprodução e comercialização sem atender às normas legais. A iniciativa atinge diretamente aos chamados criadores de fundo de quintal. O projeto, aprovado pelos vereadores por unanimidade, foi promulgado pelo Poder Legislativo dando origem à Lei Complementar nº 404 de 14 de setembro 2023, publicada no Diário Oficial do dia 18 de setembro de 2023.

Secretário de Saúde afastado do cargo no Paraná

Dispositivos da nova lei
A norma criou dispositivos no artigo 187-A do Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 7/1991), passando a prever: “Fica proibida a venda de animais de estimação nas vias de circulação, em ambiente público ou privado, residências ou em qualquer outro lugar fora de estabelecimento comercial”. A mesma regra proíbe também a venda pela internet. Além das implicações criminais, a legislação estabelece pesadas multas aos infratores variando de R$ 1.077 a R$ 5.386 (10 a 50 unidades fiscais do Município) por animal, com a possibilidade de duplicação em caso de reincidência. Os recursos provenientes das multas são destinados para programas e ações de proteção aos animais.

Ação pretende reduzir prática ilegal e proteger os animais
Segundo a Protetora Carol, lamentavelmente a comercialização de animais de estimação em locais inadequados é uma prática comum no país, resultando em doenças e animais abandonados. “Essa lei agora permite identificar e punir vendedores ilegais, regulamentando a venda em locais específicos. Já está sendo aplicada e os resultados acontecendo no sentido de reduzir o comércio ilegal e proteger os animais”, afirmou a vereadora.

Protetora Carol também comentou sobre a operação e resgate dos animais no Morumbi. “Recebemos a denúncia e fomos com a Polícia Civil e apoio da Guarda Municipal até o local e conseguimos apreender esses animais. Hoje eles estão sob minha guarda e assim que o trâmite for concluído a gente vai promover a adoção responsável desses animais”.

A população pode denunciar ou repassar informações sobre atividades ilegais de comércio de animais por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (156) Guarda Municipal (153), Polícia Civil (197 ou 181) ou pelo aplicativo da prefeitura e-Ouve.

Texto e foto: Câmara de Foz do Iguaçu