Cotidiano

Foz do Iguaçu reduz em 62% o número de mortes no trânsito na última década

Município superou a meta da Organização das Nações Unidas, que previa redução de 50% nas mortes em acidentes entre 2011 a 2020

Foz do Iguaçu reduz em 62% o número de mortes no trânsito na última década

O número de mortes em acidentes de trânsito reduziu 62% nos últimos dez anos em Foz do Iguaçu, superando a meta da ONU (Organização das Nações Unidas) que criou a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020” e previa a redução de 50% no número de mortes neste período.

A iniciativa, lançada em mais de 110 países, tem o objetivo de salvar milhões de vidas por meio de medidas de segurança viária e campanhas de conscientização, como o Maio Amarelo.

De acordo com o levantamento da Comissão do Programa Vida no Trânsito (PVT) e da Câmara Técnica de Trânsito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), foram 88 óbitos registrados em 2011 e 33 registrados em 2020 em Foz do Iguaçu. As principais vítimas fatais ainda são os motociclistas, seguido dos pedestres, ocupantes de veículos leves e ciclistas.

“Foz do Iguaçu superou a meta da ONU devido ao trabalho organizado e integrado das forças de segurança e vários atores da sociedade. O Gabinete de Gestão Integrada, formado por 21 instituições, atua com a educação, a fiscalização e a infraestrutura, promovendo melhorias nas vias, seja na parte estrutural ou de sinalização”, comentou o secretário executivo do GGIM, Josnei Fagundes.

O grupo se reúne mensalmente para analisar os dados e planejar ações que evitem novos acidentes. “A educação é o ponto forte, através da escolinha de trânsito, de campanhas de conscientização e palestras. A fiscalização integrada com todos os órgãos (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Foztrans) tem dado muito resultado, e a sociedade como um todo tem feito a parte dela”, disse Fagundes.

Números

Dados da Polícia Militar apontam a redução de 34% no número de acidentes de trânsito no último ano – foram 3.549 registros em 2019 e 2.311 em 2020. De janeiro a abril deste ano, a PM contabilizou 741 acidentes de trânsito. Para o secretário executivo do GGIM, a redução deve-se também às medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19. “Com menos pessoas nas ruas, é natural que essa redução aconteça, mas nosso objetivo é zerar as mortes no trânsito e continuaremos com este trabalho”, afirmou. Por isso, a campanha Maio Amarelo deste ano prevê uma série de ações educativas com intuito de sensibilizar a comunidade para o tema.

A abertura oficial acontecerá no dia 05, próxima quarta-feira, com uma live às 19 horas na página do Youtube do Programa Vida no Trânsito (www.youtube.com/c/PVTFOZ). Até o final do mês, mais de 40 ações serão realizadas, envolvendo toda a população.