Cotidiano

Feira do Melado: edição histórica tem recorde de visitantes e de negócios

Parque de Exposições de Capanema recebeu mais de 140 mil pessoas nos cinco dias da 21ª Feira do Melado

Feira do Melado: edição histórica tem recorde de visitantes e de negócios

Capanema – Foi preciso segurar a ansiedade e dominar a paciência ao longo dos últimos quatro anos para Capanema e região reviver a festa da Feira do Melado, que neste retorno em 2022, entre 17 e 21 de agosto, é considerada história e recheada de recordes. E os anos de espera, segundo os visitantes e organizadores, valeu a pena. Ao longo de cinco dias, foram mais de 140 mil pessoas circulando e visitando os estandes no Parque de Exposições de Capanema.

Para os mais de 250 expositores, a feira teve um gosto mais que especial, com uma estimativa de negócios na casa dos R$ 200 milhões, de acordo com números extraoficiais apurados na manhã desta segunda-feira (22) pelo O Paraná com o vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora, José Carlos Balzan, o “Calongo”.

O destaque ficou por conta ainda da programação noturna, com shows de renome nacionais, como Zé Neto & Cristiano; Léo & Rafael, Hugo & Guilherme, Israel & Rodolfo e Tchê Garotos, além da presença dos mascotes “Frangolino” e “Grãolino” que fizeram a alegria de adultos e crianças no estande da Dip Frangos/Diplomata, patrocinadora ouro da 21ª Festa do Melado.

Na noite de abertura, mesmo com frio e clima chuvoso, o público compareceu em massa para a solenidade de abertura e o show pirotécnico. A densa neblina registrada em toda a região impediu a aeronave da dupla Zé Neto & Cristiano de pousar em aeroportos da região, obrigando os organizadores e transferir o show para a noite de domingo (21).

Diversidade gastronômica

De um começo modesto, envolvendo a participação de seis barracas de expositores em frente à Prefeitura de Capanema, mais de duas décadas depois, a feira mais doce do Sul do Brasil provou porque é um dos eventos mais prestigiados do calendário estadual. Um dos pontos fortes da feira é a diversidade gastronômica, muito por conta da aptidão local para as agroindústrias familiares. Estima-se que entre 130 e 150 famílias produzem renda e trabalho nas propriedades rurais, uma herança de passa de geração para geração.

Para o prefeito de Capanema, Américo Bellé, o município viveu em 2018 uma grande festa, mas a edição 2022, superou todas as expectativas iniciais.  “A comunidade estava com sede de uma festa como essa e a prova é o grande público registrado todos os dias no parque de exposições”, destacou. De fato, que visitou a feira, pode conferir em cada estande o atendimento condizente com a hospitalidade do povo de Capanema. Para receber a feira, o parque de exposições passou por arrojados investimentos em sua estrutura física, implantados ao longo dos últimos quatro meses.

Para Bellé, a Dip Frangos, patrocinadora ouro da 21ª Feira do Melado, é um alicerce para o município e região e responsável por grande parte do ICMS gerado. “Hoje, nossos avicultores estão trabalhando mais seguros e tranquilos. A Dip Frangos é o nosso parâmetro. Ela indo bem, todos vão”.

Melado pelo Brasil

O presidente da Câmara de Vereadores de Capanema, Ercio Marques Shappo, o Pibe, a festa deste ano é a maior festa de todos os tempos. “Sou prata da casa e acompanhei todas as edições da feira e essa, sem dúvida, foi a maior”. Hoje, o melado de Capanema é conhecido nos quatro cantos do País. “Esse reconhecimento é atribuído principalmente à forte característica da agricultura familiar presente em nosso município”.

A atividade, além de gerar renda, garante a fixação do homem no campo. Na ótica de Pibe, faltam palavras para descrever a importância da Dip Frangos para o desenvolvimento econômico e social para Capanema. “Todos os dias há vagas de emprego na Dip Frangos. É uma empresa que não podemos deixar de abraçar”.

Crescimento

O vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora da 21ª Feira do Melado, José Carlos Balzan, o Calongo, nos últimos seis meses, todos os esforços foram concentrados para garantir a realização da feira para que ela ocorresse da forma que o povo merece. “Em comparação com a última edição, foram comercializados 48 espaços a mais. Essa é a certeza de sucesso”, enfatizou. Na edição de 2018, foram 80 mil visitantes e neste ano, esse número chegou perto de dobrar. Ao todo, foram 251 expositores presentes na edição deste ano. Para Balzan, a Dip Frangos não mediu esforços para dar o suporte necessário à realização da feira, estando presente inclusive com um dos mais visitados estandes da feira.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema, Jaciano Kraemer, a Feira do Melado já é consolidada como uma das maiores do Sul do País e do Paraná. “Com a revitalização do parque de exposições, foi possível ampliar o número de espaços disponibilizados para o comércio e serviços”. Segundo ele, a Dip Frangos representa o desenvolvimento e crescimento local, por meio da geração de emprego e renda. “Por isso, é importante que ela mantenha a política de expansão e continue gerando oportunidades para a população”.

Diversos atrativos

A 21ª Feira do Melado, teve uma programação extensa, como pavilhões de indústria e comércio; torneio e exposição de gado leiteiro; demonstração da produção de açúcar mascavo e melado na usina demonstrativa no pavilhão da agroindústria; leilão de gado geral; julgamento de gado jersey; julgamento clube da bezerra; julgamento gado holandês; desfile de cães; apresentação de danças típicas; gaitaço; atendimento psicológico e orientação jurídica à mulher no ônibus lilás; ofertas de emprego no ônibus itinerante da Agência do Trabalhador; simpósios técnicos; palestras; rodeios; final do torneiro leiteiro e entrega de premiação aos vencedores; reuniões da Acamsop, Crecems (Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde).

Crédito: Drone Vision

Expansão da Dip Frangos prevê ampliação de abate e empregos

Após um período delicado vivido por todos por conta da pandemia do novo coronavírus, o cenário começa a dar mostras de recuperação. Mesmo em um período complicado, a Dip Frangos manteve seu projeto de ampliação do Abatedouro de Aves, em Capanema.

O diretor da Divisão de Aves e Soja da Dip Frangos, José Uberti Machado, relata que as obras da ampliação da unidade em Capanema estão bem adiantadas, atingindo 70% de conclusão. A intenção é concluir as melhorias em 2024, garantindo a partir de então, um aumento no volume de abate diário para 200 mil aves e oportunizando a geração de mais 600 postos de trabalho. No estande da Dip Frangos/Diplomata, durante a Feira do Melado, foi possível conferir as maquetes da nova planta frigorífica e de um aviário. Uberti destaca ainda a parceria saudável firmada com as empresas Plusval/Levo Alimentos e RPF Group.

Hoje, a Dip Frangos é responsável por mais de 50% dos impostos gerados no município. “Será um reflexo grandioso economicamente para Capanema e municípios circunvizinhos”. Conta com uma sede administrativa em Cascavel, onde ocorre a gestão e planejamento estratégico. O conglomerado ainda conta com indústria de ração, incubatório e frigorífico. “Além de gerar renda, divisar e crescimento empresarial, a Dip Frangos aposta na valorização das pessoas e na responsabilidade social, participando de ações comunitárias e apoiando toda iniciativa cultural”.

A Plusval, dos produtos Levo Alimentos, fruto da união da Pluma e da C.Vale, responde pela criação das aves no campo, o mesmo ocorrendo com a comercialização. Neste contexto, a Dip Frangos produz a ração em Cascavel, incuba os ovos em Realeza repassados pela Plusval, que por sua vez faz a comercialização para os mercados interno e externo.

Já a parceria com a RPF Group/Rainha da Paz Frigoríficos, foi firmada em 2021, dedicada ao processamento de soja.  “Observamos uma credibilidade grande deste grupo e decidimos, com respaldo da diretoria, fazer a parceria 100% com eles”. Conforme Uberti, já é possível perceber um ganho de mercado, no que tange ao farelo e óleo. “Além dos investimentos estruturais na unidade em Cascavel, focamos a produtividade e qualidade dos produtos, uma prática já seguida há anos pelo grupo Dip Frangos/Diplomata”.

A partir da parceria, a parceria possibilitou o avanço de 14 mil toneladas de soja processadas ao mês para 30 mil toneladas. “A melhor pesquisa de satisfação dos clientes é quando eles voltam a adquirir nossos produtos, e isso, graças a Deus, tem acontecido”.