Cotidiano

Família que fundou Ipiranga comunica interesse pela BR Distribuidora

2013013074864.jpg

RIO – A família Gouvêa Vieira, uma das fundadoras na década de 1930 do grupo Ipiranga, já comunicou oficialmente à Petrobras que está interessada em participar da disputa pelo controle da BR Distribuidora, líder do mercado de combustíveis do país. A informação foi dada nesta quarta-feira Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, que é presidente da Firjan.

Eduardo Eugênio, que participa de seminário realizado pelo Bradesco no Rio, disse que a família entregou uma carta à Petrobras no fim do mês passado, manifestando o interesse pela distribuidora. A família está junto com um fundo de investimentos nacional, que Eduardo Eugênio não quis revelar o nome.

? No modelo novo anunciado pela Petrobras de venda da maioria das ações ordinárias, mas será uma parceria. E uma parceria com a Petrobras já tivemos por muitos anos. Não é problema algum. E é um desafio de uma empresa brasileira e nós (família Gouvêa Vieira) criamos uma empresa brasileira de petróleo, então temos uma história ? destacou Eduardo Eugênio.

O executivo explicou que enviou uma correspondência à Petrobras junto com um fundo de investimentos para a Petrobras saber do interesse do grupo. Mas agora eles vão aguardar a modelagem que será feita pela estatal.

Pela longa experiência no setor de petróleo e distribuição de combustíveis, a família Gouvêa Vieira acredita que será um forte concorrente na disputa da BR Distribuidora.

? Eu duvido que exista um grupo tão competente na distribuição de petróleo do que o nosso. Isso posso dizer com todo orgulho ? destacou Eduardo Eugênio.

Para ser atraente, o novo modelo para a venda do controle da BR, que está sendo montado pela Petrobras, terá que oferecer, principalmente, liberdade de gestão, segundo Eduardo Eugênio.

? A liberdade de gestão em parceria com a Petrobras. Essa cogestão, na medida em que a parte privada entregue à Petrobras tudo o que a companhia almeja de aumento de seu patrimônio ? destacou.