Cascavel – Para relembrar os 71 anos da Batalha da Tomada de Monte Castelo, a mais importante conquista da FEB (Força Expedicionária Brasileira), a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada em Cascavel, realizou na quinta-feira (18) uma cerimônia de comemoração.
A formatura comemorativa é uma justa homenagem do Exército Brasileiro aos ex-combatentes da FEB que atuaram na campanha da Itália na 2ª Guerra Mundial, afirmou o oficial de comunicação social, major Moisés Felipe Gervazoni Viana.
A tomada do Monte Castelo, que era fortemente defendido pelo exército alemão, ocorreu no dia 21 de fevereiro. A conquista era fundamental para o avanço das forças aliadas em direção ao território sob o domínio alemão.
Ao todo, 25 mil soldados fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira, permanecendo oito meses na Itália como integrantes das forças aliadas, combatendo o exército alemão.
Dois deles estiveram presentes na formatura que ocorreu na 15ª Brigada e receberam homenagens.
Não passamos tão mal, porque no início tivemos a ligação do Exército Brasileiro com o 5º Exército Americano e não precisamos ficar até o fim da guerra, permanecemos até o dia 8 de maio de 1945, recorda o ex- combatente Heli Vargas Netto, de 92 anos, que atuou na batalha como instrutor de armamento e tiro longo.
É muito gratificante ser lembrado na batalha que estávamos presentes há 71 anos, por isso recebemos essa homenagem com muita satisfação, acrescenta Netto.
Ao celebrar os 71 anos dessa Batalha, o Exército Brasileiro registra o reconhecimento e a gratidão de toda a Nação aos soldados que cumpriram o seu dever.
É um marco do Exército em combate e precisa ser relembrado para cultuar os nossos heróis, ressalta o major Gervazoni.
(Com informações de Romulo Grigoli)