ITAIPU

Evento em Foz discute gestão de resíduos e saneamento

Participe do Evento Conresol e descubra soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade - Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec
Participe do Evento Conresol e descubra soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade - Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Foz do Iguaçu - Teve início nesta terça-feira (6), no Cineteatro dos Barrageiros, na usina de Itaipu, a 8ª edição do Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Conresol). O evento, que vai até quinta-feira (8), contará com a apresentação de 350 trabalhos técnicos sobre temas como logística reversa, ciclo de vida dos produtos, novas tecnologias, políticas públicas e legislação.

Congresso

Segundo o coordenador técnico do congresso, Carlos Alberto Ferreira Rino, o objetivo é discutir os desafios e soluções na gestão de resíduos sólidos. “Ainda há muitos municípios sem tratamento adequado dos resíduos, enquanto outros conseguem obter retorno financeiro. O congresso busca debater essas disparidades”, explicou.

Representando a Itaipu, o superintendente de Gestão Ambiental, Gilmar Secco, destacou a importância da troca de experiências para o avanço das políticas públicas de saneamento, especialmente nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Ele mencionou o programa Coleta Mais, uma das iniciativas do Itaipu Mais que Energia, realizado em parceria com o Itaipu Parquetec.

Coleta Mais

O Coleta Mais tem como foco a inclusão social e produtiva de catadores de materiais recicláveis, por meio da criação de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs). Essas unidades recebem equipamentos para triagem e enfardamento, caminhões, uniformes e apoio técnico, financeiro e jurídico às cooperativas de catadores.

Sérgio Angheben, gerente de Ação Ambiental da Itaipu, detalhou que a empresa está investindo R$ 367 milhões no programa entre 2023 e 2028, por meio de editais e convênios com consórcios municipais. Segundo ele, além de gerar emprego e renda, o projeto amplia a vida útil dos aterros e fortalece a cadeia da reciclagem.

Já Paulo Henrique Squizani, coordenador do Centro de Inteligência e Gestão Territorial do Itaipu Parquetec, afirmou que o programa se tornou referência nacional em gestão de resíduos sólidos, alinhando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Fonte: Itaipu