WASHINGTON O governo americano trabalha com a teoria inicial de que o voo 804 da Egypt Air caiu devido à explosão de uma bomba, informaram duas fontes à CNN nesta quinta-feira. Essa teoria ainda pode mudar pois não há uma prova contundente até o momento, acrescentou uma delas.
A teoria é reforçada pela opinião de especialistas indicando que a explosão de uma bomba poderia justificar a falta de um pedido de ajuda dos pilotos.
Enquanto isso, Estados Unidos e Reino Unido estão ajudando nas buscas depois de possíveis destroços terem sido encontrados perto da ilha grega de Creta. A Marinha americana forneceu uma aeronave P-3 Orion. Já o Reino Unido enviou um navio, mais aviões C-130, de sua base em Chipre.
Estamos prontos para mais assistência se necessário declarou o ministro da Defesa, Michael Fallon.
O Ministério do Exterior britânico informou que estava prestando assistência à família do passageiro britânico a bordo do avião.
Mais cedo, o pré-candidato republicano Donald Trump responsabilizou o terrorismo pela queda do avião, mesmo com as investigações em andamento, através de um post no Twitter. Quando vamos ser duros, inteligentes e vigilantes?, perguntou o político.
Uma fonte aeroportuária da Grécia informou à agência France Presse que a aeronave, com 66 pessoas a bordo, teria caído perto da ilha grega de Karpatos, ao sudeste do Mar Egeu.
Controladores gregos de tráfego aéreo falaram com o piloto enquanto a aeronave sobrevoava a ilha de Kea, no que deve ter sido o último contato. O piloto não teria mencionado qualquer problema.
A teoria de que o avião caiu foi confirmada depois da busca preliminar e depois da aeronave não ter chegado a nenhum aeroporto próximo disse uma fonte da aviação que pediu para não ser identificada. Todas as causas do desastre são possíveis, desde uma falha técnica grave até uma ação terrorista ou qualquer outra circunstância. Isso será confirmado quando inspecionarmos os destroços do avião e com as transcrições das caixas-pretas.
O Exército egípcio negou ter recebido uma mensagem de emergência do avião A320 da EgyptAir, o que contradiz uma informação da companhia aérea.
O fato de que os pilotos não tiveram tempo de enviar uma mensagem de emergência poderia sugerir, segundo especialistas, que aconteceu um acidente brutal.