Cotidiano

EUA acreditam que bomba derrubou avião da EgyptAir, dizem fontes

WASHINGTON — O governo americano trabalha com a teoria inicial de que o voo 804 da Egypt Air caiu devido à explosão de uma bomba, informaram duas fontes à CNN nesta quinta-feira. Essa teoria ainda pode mudar pois não há uma prova contundente até o momento, acrescentou uma delas.

A teoria é reforçada pela opinião de especialistas indicando que a explosão de uma bomba poderia justificar a falta de um pedido de ajuda dos pilotos.

Enquanto isso, Estados Unidos e Reino Unido estão ajudando nas buscas depois de possíveis destroços terem sido encontrados perto da ilha grega de Creta. A Marinha americana forneceu uma aeronave P-3 Orion. Já o Reino Unido enviou um navio, mais aviões C-130, de sua base em Chipre.

— Estamos prontos para mais assistência se necessário — declarou o ministro da Defesa, Michael Fallon.

O Ministério do Exterior britânico informou que estava prestando assistência à família do passageiro britânico a bordo do avião.

Mais cedo, o pré-candidato republicano Donald Trump responsabilizou o terrorismo pela queda do avião, mesmo com as investigações em andamento, através de um post no Twitter. “Quando vamos ser duros, inteligentes e vigilantes?”, perguntou o político.

Uma fonte aeroportuária da Grécia informou à agência France Presse que a aeronave, com 66 pessoas a bordo, teria caído perto da ilha grega de Karpatos, ao sudeste do Mar Egeu.

Controladores gregos de tráfego aéreo falaram com o piloto enquanto a aeronave sobrevoava a ilha de Kea, no que deve ter sido o último contato. O piloto não teria mencionado qualquer problema.

— A teoria de que o avião caiu foi confirmada depois da busca preliminar e depois da aeronave não ter chegado a nenhum aeroporto próximo — disse uma fonte da aviação que pediu para não ser identificada. — Todas as causas do desastre são possíveis, desde uma falha técnica grave até uma ação terrorista ou qualquer outra circunstância. Isso será confirmado quando inspecionarmos os destroços do avião e com as transcrições das caixas-pretas.

O Exército egípcio negou ter recebido uma mensagem de emergência do avião A320 da EgyptAir, o que contradiz uma informação da companhia aérea.

O fato de que os pilotos não tiveram tempo de enviar uma mensagem de emergência poderia sugerir, segundo especialistas, que aconteceu um acidente brutal.