NOVA YORK – A Estátua da Liberdade, famoso monumento em Nova York, ficou sem iluminação por pouco mais de uma hora na noite desta terça-feira, véspera do Dia Internacional da Mulher. Feministas acreditam que o apagar das luzes foi uma homenagem às mulheres, mas o órgão que administra a estátua classificou o ocorrido como uma “interrupção não planejada”. Links Dia da Mulher II
Segundo o jornal americano “New York Post”, a iluminação foi interrompida de 22h a 23h30, em horário local. Apenas a coroa a a tocha da estátua foram mantidas iluminadas.
Nas redes sociais, feministas comemoram o ocorrido, classificando o apagar das luzes deste ícone da liberdade nos EUA como uma adesão à luta das mulheres. Organizadoras da Marcha das Mulheres, que marcou o país com protestos após a posse de Donald Trump em janeiro e terá continuidade com o “Dia sem uma Mulher” nesta quarta-feira, celebraram o corte de luz no Twitter.
“A #EstátuadaLiberdade ficou escura hoje à noite. Luzes apagadas. Estados Unidos fechados. #Diasemumamulher começou cedo”, escreveu a organização.
Mas o porta-voz do Serviço Nacional de Parques do país, Jerry Willis, afirmou que a interrupção foi causada por mudanças na estrutura de geradores de luz de emergência. Segundo Willis, o motivo do corte será detalhado oficialmente nesta segunda-feira.