Paraná - O Governo do Paraná adquiriu produtos e serviços de micro e pequenas empresas em um montante de quase R$ 2 bilhões (R$ 1.925.427.275,92) em 2024. Das 1.164 licitações realizadas, 913 foram vencidas por este segmento, representando 78,4% do total. As paranaenses foram as de maior participação, com mais de 80% das licitações sendo vencidas por pequenos negócios sediados no próprio Estado (734 processos).
As contratações abrangem itens essenciais para os órgãos da administração pública, como materiais de escritório, produtos médicos e hospitalares, itens de higiene e serviços de manutenção. Além disso, houve compras de frutas, verduras e legumes que suprem a demanda da merenda escolar em mais de 2 mil colégios estaduais, garantindo uma alimentação saudável para os estudantes paranaenses.
Programa Compras Regionais Paraná
O resultado é reflexo direto da criação do programa Compras Regionais Paraná, instituído em maio de 2024. O programa tem como objetivo facilitar a participação de microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais, microempreendedores individuais (MEI) e cooperativas de consumo, priorizando negócios sediados no estado em processos de licitação pública.
“O Paraná tem trabalhado para criar um ambiente de negócios favorável aos pequenos empreendedores. Através do Programa Compras Regionais, ampliamos a competitividade dessas empresas, gerando emprego, renda e desenvolvimento local”, afirma o secretário da Administração, Claudio Stabile.
Fonte: AEN