BRASÍLIA – Em visita de cortesia à Câmara dos Deputados, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, defendeu uma maior integração entre os países-membros do Mercosul e disse que é preciso estar unidos em torno de um objetivo comum, que é o “relançamento” do bloco.
Ao GLOBO, Macri disse esperar que sua vinda ao Brasil signifique um ?antes e depois? para o Mercosul. Questionado sobre os principais pontos da aliança entre os dois países para fortalecer o bloco, o presidente argentino disse que estão ?trabalhando nisso?:
? Estamos trabalhando nisso e esperamos que essa viagem seja um antes e depois para o Mercosul ? afirmou Macri.
Após reunião com o presidente Michel Temer, o presidente da Argentina esteve no Congresso e participou de uma audiência privada com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), da qual participaram representantes dos Parlamentos de ambos os países.
Na conversa, acompanhada pelo GLOBO, Rodrigo disse esperar que a visita sirva para uma aproximação maior entre o governo argentino e o parlamento argentino com a Câmara dos Deputados.
Macri agradeceu o convite e afirmou que, para enfrentar os desafios atuais, é preciso que o bloco esteja cada vez mais unido.
? Temos um objetivo comum, que é o relançamento do Mercosul. A melhor maneira de encontrar soluções e oportunidades, enfrentando as mudanças que nos propõe o mundo, é estarmos mais unidos e fortalecendo o Mercosul. Juntos, seremos mais fortes. É preciso entusiasmar os brasileiros e argentinos a avançar nesta integração ? disse Macri.
O presidente argentino destacou os acordos firmados durante sua visita e pediu ajuda da Câmara para acelerar as medidas de integração no bloco.
? Nessa viagem, firmamos ferramentas muito importantes. A agência única para fixar padrões sanitários, fitossanitários e técnicos é um avanço enorme. A cooperação entre os consulados, o visto único para turistas, a integração de fronteiras que lutam contra o narcotráfico, são todas áreas de desenvolvimento muito importante. Se este entusiamo tem ao apoio da Câmara dos Deputados do Brasil, as coisas vão ir muito mais rápido ? defendeu Macri.