
Além de figuras conhecidas no cenário nacional, como a ex-secretária municipal de Educação do Rio e atual Diretora Global de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin, o encontro terá a presença de expoentes internacionais como a chefe da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Emiliana Vegas, a pesquisadora do Teachers College, da Universidade de Columbia, Lynn Kagan, e a pesquisadora da Universidade de Nebraska-Lincoln, Abbie Raikes.
O evento terá quatro mesas para debater questões sobre a educação infantil. Na primeira, chamada ?Por uma educação infantil de qualidade?, os pesquisadores irão abordar o impacto dessa etapa do aprendizado na escolaridade e na vida das pessoas e traçarão um panorama do cenário educacional brasileiro. O painel seguinte, ?O desenho da política pública de educação infantil: Acesso com qualidade?, trará uma discussão a respeito das iniciativas de promoção do acesso a essa fase da escolarização. ?Políticas curriculares de êxito na educação infantil? será a terceira mesa de discussões. Neste tópico, os especialistas abordarão a importância de um currículo nacional para promoção de um ensino mais igualitário.
VIDA E RELACIONAMENTO
Para encerrar o evento, a mesa ?O começo da vida em casa, na escola e na comunidade? falará sobre a importância da primeira infância no desenvolvimento humano. Após a palestra, será exibido o documentário ?O começo da vida?, lançado no início do mês em todo território nacional. O filme feito em nove países, inclusive no Brasil, mostra a importância dos relacionamentos nessa fase para o desenvolvimento do ser humano. Diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que apoia o filme, Eduardo Queiroz corrobora essa tese:
? Todo mundo precisa ter a chance de atingir seu pleno potencial e só há essa chance se houver um ambiente que te ajude a buscar isso. A importância dessa fase da vida é clara. Se não cuidar, depois fica mais difícil resgatar essa criança.