
Cascavel - Há cerca de um ano, a cidade de Cascavel conta com a tarifa gratuita no transporte coletivo urbano todos os domingos, com o programa Domingo Passe Livre. A medida é uma forma de incentivar os cascavelenses a buscaram o lazer no fim de semana e também contribui para os trabalhadores e empresários que têm expediente neste dia.
Para a operação em 2026, o programa terá mudanças. A partir de 18 janeiro do próximo ano será obrigatória a apresentação do cartão ValeSim para acessar os ônibus e as catracas dos terminais urbanos de transbordo. A tarifa segue gratuita, mas todos terão que apresentar o documento e entrar pela porta da frente dos veículos. Hoje, ainda é possível usar o transporte sem o cartão. Porém, não será mais admitida a utilização do serviço sem a validação do uso e transposição da catraca.
ValeSim
Para promover o acesso ao cartão-transporte e, consequentemente à gratuidade aos domingos, a 1ª via do cartão pode ser confeccionada gratuitamente pela ValeSim. Além disso, a 2ª via, que originalmente custa 10x o valor da tarifa pública, teve o valor reduzido para o valor da tarifa, ou seja, R$ 4,65, e esse valor ainda será revertido em uma utilização no sistema em qualquer dia e horário.
Para fazer o cartão, basta ir até a sede da ValeSim, que fica na Rua Duque de Caxias, 770, no centro, de segunda à sexta, das 08 às 17h.
TRANSPORTE COLETIVO
A passagem em Cascavel tem o valor de R$ 4,65. Atualmente, o Município conta com 149 ônibus na frota cascavelense, inclusive os 15 ônibus elétricos, que transformaram a cidade em referência na eletromobilidade.
DATAS COMEMORATIVAS
Além da ação aos domingos, a gratuidade também vale em algumas datas comemorativas: no Natal (25 de dezembro), Ano Novo (1° de janeiro) e no Aniversário do Município (14 de novembro) e ainda no dia das eleições gerais e municipais, em 1° e 2° turnos, se houver, de acordo com o calendário eleitoral editado pela Justiça.
Fonte: Secom